Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático |
Author: | Oliveira, Nilza Aparecida da Silva |
First Advisor: | Franco, Aléxia Pádua |
First coorientator: | Lopreato, Christina da Silva Roquette |
First member of the Committee: | Lima, Sandra Cristina Fagundes de |
Summary: | O presente trabalho é uma análise sobre a prática de ensino de História local em algumas escolas municipais de Uberlândia, apontando alguns problemas como os materiais didáticos e as dificuldades que impedem a efetivação de um ensino crítico, propondo sugestões para a transformação da prática a partir da reelaboração dos materiais didáticos, tendo em vista as produções acadêmicas sobre a História local que traduzem novas abordagens e interpretações para a História da cidade. No primeiro capítulo, descrevemos o processo de elaboração e concretização da proposta curricular de História de 1ª a 4ª séries do município de Uberlândia, analisando seus pressupostos teórico-metodológicos, e destacando as contradições entre a proposta e os materiais didáticos adotados em sala de aula. Enquanto a primeira acompanhou as discussões historiográficas e tendências de ensino de História que procuram romper com o positivismo, os últimos permaneceram com a concepção da História oficial. Isto se deve, entre outros problemas, à dificuldade que as professoras têm para ter acesso a outras fontes de pesquisa que não sejam da História oficial. “Guia Sei”, “Correio”, entre outros. No capitulo 2, analisamos as produções de artigos, monografias, dissertações e teses que tratam História local sob outra perspectiva, diferente da abordagem positiva, observando como não são facilmente acessíveis às professoras do ensino fundamental e por isso não estão incluídos nos materiais didáticos que adotam. A partir daí, pensamos como estes trabalhos acadêmicos poderiam colaborar na transformação das aulas de História nas 3ª séries do ensino fundamental, sugerindo algumas ações que concretizadas facilitarão o trabalho de pesquisa das professoras, e também apresentamos um inventário de produções universitárias sobre Historia local, objetivando aproximar professoras das séries iniciais e produções, universitárias, na perspectiva do “professor – pesquisador” proposto por MACLAREN, GIROUX, MOREIRA. |
Keywords: | Ensino de História História Local Material didático |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464 |
Date of defense: | 2004 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistoriaLocalEnsinada.pdf | TCC | 523.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.