Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
Author: Novaes, Elza
First Advisor: Almeida, Antônio de
Summary: Esta monografia tem o intuito de levantar reflexões acerca da imagem do indígena brasileiro no livro didático. Num primeiro momento ela presta algumas informações sobre como se normatiza e se legaliza o conteúdo do livro didático, enfocando a temática do indígena nos órgãos ligados diretamente à educação tais como o MEC (Ministério da Educação e do Desporto), a SEE/MG (Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais) e Superintendência Regional. Tenta-se de esboçar como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) sugerem a abordagem deste assunto. Num segundo momento analisa-se como alguns livros didáticos tratam o tema.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Indígena
Livros didáticos
Omissões e estereótipos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Date of defense: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndigenaBrasileiroLivros.pdfTCC9.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.