Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos |
Author: | Novaes, Elza |
First Advisor: | Almeida, Antônio de |
Summary: | Esta monografia tem o intuito de levantar reflexões acerca da imagem do indígena brasileiro no livro didático. Num primeiro momento ela presta algumas informações sobre como se normatiza e se legaliza o conteúdo do livro didático, enfocando a temática do indígena nos órgãos ligados diretamente à educação tais como o MEC (Ministério da Educação e do Desporto), a SEE/MG (Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais) e Superintendência Regional. Tenta-se de esboçar como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) sugerem a abordagem deste assunto. Num segundo momento analisa-se como alguns livros didáticos tratam o tema. |
Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
Keywords: | Indígena Livros didáticos Omissões e estereótipos |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | NOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759 |
Date of defense: | 2000 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IndigenaBrasileiroLivros.pdf | TCC | 9.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.