Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
Autor: Novaes, Elza
Primer orientador: Almeida, Antônio de
Resumen: Esta monografia tem o intuito de levantar reflexões acerca da imagem do indígena brasileiro no livro didático. Num primeiro momento ela presta algumas informações sobre como se normatiza e se legaliza o conteúdo do livro didático, enfocando a temática do indígena nos órgãos ligados diretamente à educação tais como o MEC (Ministério da Educação e do Desporto), a SEE/MG (Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais) e Superintendência Regional. Tenta-se de esboçar como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) sugerem a abordagem deste assunto. Num segundo momento analisa-se como alguns livros didáticos tratam o tema.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palabras clave: Indígena
Livros didáticos
Omissões e estereótipos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Fecha de defensa: 2000
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IndigenaBrasileiroLivros.pdfTCC9.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.