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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18659
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Lei 10.639/2003 e o ensino de geografia na educação básica: contribuições a partir dos Catopés em Montes Claros, MG |
Autor(es): | Fagundes, Márcia Verssiane Gusmão |
Primeiro orientador: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosselvelt José |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Ednea Nascimento |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Montes Claros, localizada ao Norte de Minas Gerais. Visa compreender a Lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no ensino de Geografia. Para alcançar o contexto e abranger as diversas vertentes que esta lei alcança, a proposta do trabalho passou inicialmente pela compreensão da legislação que trata do tema específico. Delimitou-se a Constituição Federal de 1988 como ponto inicial, em seguida, foram analisadas as medidas legislativas que emanaram dessa Lei maior. Dentre elas, a Lei 9.394/96, que constitui as diretrizes e bases da educação nacional e preceitua a abordagem das contribuições das diferentes culturas e etnias no currículo oficial da Rede de Ensino do Brasil. Com a Lei Federal 10.639/2003 houve a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. Para conhecer como estava ocorrendo a aplicação da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia foram entrevistadas quatro professoras de Geografia que atuavam em duas escolas públicas de Montes Claros. Além das contribuições que as professoras entrevistadas trouxeram para o tema da pesquisa, também são apresentadas propostas para Ensinar Geografia utilizando como base a Lei 10639/2003, o Currículo Básico Comum de Minas Gerais, e a Proposta Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros. |
Abstract: | This work is the result of a survey conducted in the city of Montes Claros, located in the north of Minas Gerais. It aims to understand the Law 10.639 / 2003 and its use in teaching geography. To achieve the context and cover the different aspects that this law reaches, the proposed work has initially passed by understanding the legislation dealing with the specific issue. Delimited to the Constitution of 1988 as a starting point, then the laws that emanated from this higher law were analyzed. Among them, the Law 9.394 / 96, which constitutes the guidelines and bases of national education and specifies the approach to the contributions of different cultures and ethnic groups in the official curriculum of the Network of Brazil's education. With the Federal Law 10.639 / 2003, there was the obligatory theme "History and Afro-Brazilian culture. To know how it was going the application of Law 10.639 / 2003 in Geography Teaching were interviewed four geography teachers who worked in two public schools in Montes Claros. Beside the contributions that the interviewed teachers brought to the subject of research, proposals are also presented for Teaching Geography using as a basis the Law 10639/2003, the Common basic Curriculum of Minas Gerais, and the Curriculum Proposal of the Municipal System of Montes Claros Education. |
Palavras-chave: | Geografia Questões sociais Ensino de lº e 2º graus - Legislação Festas folclóricas Questões étnico-raciais Prática do professor Festa dos Catopês Ethnic-racial Teacher practice Catopês’s Fest |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | FAGUNDES, Márcia Verssiane Gusmão Fagundes. Lei 10.639/2003 e o ensino de geografia na educação básica: contribuições a partir dos Catopés em Montes Claros, MG. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.338 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.338 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18659 |
Data de defesa: | 24-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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