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dc.creatorFagundes, Márcia Verssiane Gusmão-
dc.date.accessioned2017-05-17T16:13:01Z-
dc.date.available2017-05-17T16:13:01Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Márcia Verssiane Gusmão Fagundes. Lei 10.639/2003 e o ensino de geografia na educação básica: contribuições a partir dos Catopés em Montes Claros, MG. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.338pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18659-
dc.description.abstractThis work is the result of a survey conducted in the city of Montes Claros, located in the north of Minas Gerais. It aims to understand the Law 10.639 / 2003 and its use in teaching geography. To achieve the context and cover the different aspects that this law reaches, the proposed work has initially passed by understanding the legislation dealing with the specific issue. Delimited to the Constitution of 1988 as a starting point, then the laws that emanated from this higher law were analyzed. Among them, the Law 9.394 / 96, which constitutes the guidelines and bases of national education and specifies the approach to the contributions of different cultures and ethnic groups in the official curriculum of the Network of Brazil's education. With the Federal Law 10.639 / 2003, there was the obligatory theme "History and Afro-Brazilian culture. To know how it was going the application of Law 10.639 / 2003 in Geography Teaching were interviewed four geography teachers who worked in two public schools in Montes Claros. Beside the contributions that the interviewed teachers brought to the subject of research, proposals are also presented for Teaching Geography using as a basis the Law 10639/2003, the Common basic Curriculum of Minas Gerais, and the Curriculum Proposal of the Municipal System of Montes Claros Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectQuestões sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de lº e 2º graus - Legislaçãopt_BR
dc.subjectFestas folclóricaspt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPrática do professorpt_BR
dc.subjectFesta dos Catopêspt_BR
dc.subjectEthnic-racialpt_BR
dc.subjectTeacher practicept_BR
dc.subjectCatopês’s Festpt_BR
dc.titleLei 10.639/2003 e o ensino de geografia na educação básica: contribuições a partir dos Catopés em Montes Claros, MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosselvelt José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4782766A5pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Ednea Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221385E9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509152P6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Montes Claros, localizada ao Norte de Minas Gerais. Visa compreender a Lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no ensino de Geografia. Para alcançar o contexto e abranger as diversas vertentes que esta lei alcança, a proposta do trabalho passou inicialmente pela compreensão da legislação que trata do tema específico. Delimitou-se a Constituição Federal de 1988 como ponto inicial, em seguida, foram analisadas as medidas legislativas que emanaram dessa Lei maior. Dentre elas, a Lei 9.394/96, que constitui as diretrizes e bases da educação nacional e preceitua a abordagem das contribuições das diferentes culturas e etnias no currículo oficial da Rede de Ensino do Brasil. Com a Lei Federal 10.639/2003 houve a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. Para conhecer como estava ocorrendo a aplicação da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia foram entrevistadas quatro professoras de Geografia que atuavam em duas escolas públicas de Montes Claros. Além das contribuições que as professoras entrevistadas trouxeram para o tema da pesquisa, também são apresentadas propostas para Ensinar Geografia utilizando como base a Lei 10639/2003, o Currículo Básico Comum de Minas Gerais, e a Proposta Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.338pt_BR
dc.orcid.putcode81764036-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

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