Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos
metadata.dc.creator: Ferreira, Éder Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Artur Nogueira Santos e
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva apresentar o Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos – PMEA da Prefeitura Municipal de Uberlândia, contemplando sua trajetória histórica (que se inicia em 1990), as características e especificidades de sua organização, sua atuação enquanto programa educacional e identificar quais os sujeitos que nesse se inserem. Para tanto, o trabalho esboça quais os caminhos percorridos para a identificação e construção histórica, das problemáticas que se apresentam quanto ao tema durante o processo de investigação (documental e participativa), buscando desdobramentos que perpassam por diversos âmbitos, sejam esses de caráter político, jurídico, socioeconômico e cultural, apontando em cada um, questões que visam compreender não apenas a importância do programa, mas também a viabilidade de sua permanência. Assim, por meio da pesquisa junto às fontes, são apresentadas situações prós e contras que cerceiam a existência do PMEA – e as quais se apresentam por vezes como sendo contraditórias, considerando a contundência de sua atuação como um projeto de “Educação Informal”, excluso dos regimentos do Sistema Nacional de Ensino, embora seja de cunho público, assistido e subvencionado com recursos municipais. Procuro ainda trazer os sujeitos que se inserem nesse programa, educadores e educadoras e principalmente alunos e alunas que constroem e lutam pela permanência do mesmo, fazendo dos diversos espaços de atuação do PMEA, verdadeiras comunidades não apenas de alfabetização, mas de homens e mulheres que vislumbram no processo de educação, sentirem-se parte integrante da sociedade letrada, promotora e reguladora de direitos, principalmente do direito á educação, negligenciado há muito para diversos sujeitos que, veem no PMEA, a oportunidade de escrever sua própria história.
Keywords: EJA
Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos – PMEA
Sujeitos sociais
Paulo Freire
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FERREIRA, Éder Alves. O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
Issue Date: 2016
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramaMunicipalEducaçao.pdfTCC4.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.