Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Éder Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T18:49:50Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T18:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Éder Alves. O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA) | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos sociais | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Artur Nogueira Santos e | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva apresentar o Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos – PMEA da Prefeitura Municipal de Uberlândia, contemplando sua trajetória histórica (que se inicia em 1990), as características e especificidades de sua organização, sua atuação enquanto programa educacional e identificar quais os sujeitos que nesse se inserem. Para tanto, o trabalho esboça quais os caminhos percorridos para a identificação e construção histórica, das problemáticas que se apresentam quanto ao tema durante o processo de investigação (documental e participativa), buscando desdobramentos que perpassam por diversos âmbitos, sejam esses de caráter político, jurídico, socioeconômico e cultural, apontando em cada um, questões que visam compreender não apenas a importância do programa, mas também a viabilidade de sua permanência. Assim, por meio da pesquisa junto às fontes, são apresentadas situações prós e contras que cerceiam a existência do PMEA – e as quais se apresentam por vezes como sendo contraditórias, considerando a contundência de sua atuação como um projeto de “Educação Informal”, excluso dos regimentos do Sistema Nacional de Ensino, embora seja de cunho público, assistido e subvencionado com recursos municipais. Procuro ainda trazer os sujeitos que se inserem nesse programa, educadores e educadoras e principalmente alunos e alunas que constroem e lutam pela permanência do mesmo, fazendo dos diversos espaços de atuação do PMEA, verdadeiras comunidades não apenas de alfabetização, mas de homens e mulheres que vislumbram no processo de educação, sentirem-se parte integrante da sociedade letrada, promotora e reguladora de direitos, principalmente do direito á educação, negligenciado há muito para diversos sujeitos que, veem no PMEA, a oportunidade de escrever sua própria história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 67 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProgramaMunicipalEducaçao.pdf | TCC | 4.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.