Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos |
Autor(es): | Ferreira, Éder Alves |
Primeiro orientador: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Segundo membro da banca: | Costa, Artur Nogueira Santos e |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar o Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos – PMEA da Prefeitura Municipal de Uberlândia, contemplando sua trajetória histórica (que se inicia em 1990), as características e especificidades de sua organização, sua atuação enquanto programa educacional e identificar quais os sujeitos que nesse se inserem. Para tanto, o trabalho esboça quais os caminhos percorridos para a identificação e construção histórica, das problemáticas que se apresentam quanto ao tema durante o processo de investigação (documental e participativa), buscando desdobramentos que perpassam por diversos âmbitos, sejam esses de caráter político, jurídico, socioeconômico e cultural, apontando em cada um, questões que visam compreender não apenas a importância do programa, mas também a viabilidade de sua permanência. Assim, por meio da pesquisa junto às fontes, são apresentadas situações prós e contras que cerceiam a existência do PMEA – e as quais se apresentam por vezes como sendo contraditórias, considerando a contundência de sua atuação como um projeto de “Educação Informal”, excluso dos regimentos do Sistema Nacional de Ensino, embora seja de cunho público, assistido e subvencionado com recursos municipais. Procuro ainda trazer os sujeitos que se inserem nesse programa, educadores e educadoras e principalmente alunos e alunas que constroem e lutam pela permanência do mesmo, fazendo dos diversos espaços de atuação do PMEA, verdadeiras comunidades não apenas de alfabetização, mas de homens e mulheres que vislumbram no processo de educação, sentirem-se parte integrante da sociedade letrada, promotora e reguladora de direitos, principalmente do direito á educação, negligenciado há muito para diversos sujeitos que, veem no PMEA, a oportunidade de escrever sua própria história. |
Palavras-chave: | EJA Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA) Sujeitos sociais Paulo Freire |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Éder Alves. O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439 |
Data de defesa: | 2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProgramaMunicipalEducaçao.pdf | TCC | 4.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.