Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos
Autor: Ferreira, Éder Alves
Primer orientador: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Primer miembro de la banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Segundo miembro de la banca: Costa, Artur Nogueira Santos e
Resumen: Este trabalho objetiva apresentar o Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos – PMEA da Prefeitura Municipal de Uberlândia, contemplando sua trajetória histórica (que se inicia em 1990), as características e especificidades de sua organização, sua atuação enquanto programa educacional e identificar quais os sujeitos que nesse se inserem. Para tanto, o trabalho esboça quais os caminhos percorridos para a identificação e construção histórica, das problemáticas que se apresentam quanto ao tema durante o processo de investigação (documental e participativa), buscando desdobramentos que perpassam por diversos âmbitos, sejam esses de caráter político, jurídico, socioeconômico e cultural, apontando em cada um, questões que visam compreender não apenas a importância do programa, mas também a viabilidade de sua permanência. Assim, por meio da pesquisa junto às fontes, são apresentadas situações prós e contras que cerceiam a existência do PMEA – e as quais se apresentam por vezes como sendo contraditórias, considerando a contundência de sua atuação como um projeto de “Educação Informal”, excluso dos regimentos do Sistema Nacional de Ensino, embora seja de cunho público, assistido e subvencionado com recursos municipais. Procuro ainda trazer os sujeitos que se inserem nesse programa, educadores e educadoras e principalmente alunos e alunas que constroem e lutam pela permanência do mesmo, fazendo dos diversos espaços de atuação do PMEA, verdadeiras comunidades não apenas de alfabetização, mas de homens e mulheres que vislumbram no processo de educação, sentirem-se parte integrante da sociedade letrada, promotora e reguladora de direitos, principalmente do direito á educação, negligenciado há muito para diversos sujeitos que, veem no PMEA, a oportunidade de escrever sua própria história.
Palabras clave: EJA
Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA)
Sujeitos sociais
Paulo Freire
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Éder Alves. O programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA) da prefeitura de Uberlândia: história, características, atuação e sujeitos. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18439
Fecha de defensa: 2016
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramaMunicipalEducaçao.pdfTCC4.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.