Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro
Autor(es): Rosa, Lilian Aparecida
Primeiro orientador: Leite, Vilma Campos dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, Cirlei Evangelista Silva
Segundo membro da banca: Caon, Paulina Maria
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre meu processo enquanto professora de teatro e meu papel na formação do aluno. Trata-se de uma pesquisa auto etnográfica qualitativa. Como base teórica para compreender o conceito de mediação foi estudado comentadores dos pensadores Feuerstein e Vygotsky. Relato minha experiência em sala de aula, a partir da minha prática com o jogo teatral de Spolin e de exercícios de Augusto Boal. Ao longo da pesquisa percebi que o ser professor mediador é algo que vai se fazendo paulatinamente na prática docente. No decorrer do trabalho reflito sobre minha formação enquanto docente de teatro, busco compreender o conceito de mediação e o quanto ele se faz presente no trabalho em sala de aula com os alunos no período de 2014 e 2015.
Abstract: This work has as main objective to reflect on my process as a theater teacher and my role in the formation of the student. This is a qualitative selfethnographic research. As a theoretical basis to understand the concept of mediation was studied commentators of the thinkers of Feuerstein and Vygotsky. I report my experience in the classroom, based on the game concept of Spolin and Boal. Throughout the research I realized that being a mediator teacher is something that is becoming gradually in the teaching practice. During the work I reflect on my training as a theater teacher, I try to understand the concept of mediation and how much it is present in classroom work with students in the period of 2014 and 2015.
Palavras-chave: Artes
Teatro
Jogos teatrais
Professores de arte
Mediação
Professor
Mediation
Teacher
Theatrical games
Theater
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: ROSA, Lilian Aparecida. Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417
Data de defesa: 27-Set-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProfessoraMediadoraReflexoes.pdfDissertação1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.