Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro |
Autor(es): | Rosa, Lilian Aparecida |
Primeiro orientador: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Souza, Cirlei Evangelista Silva |
Segundo membro da banca: | Caon, Paulina Maria |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre meu processo enquanto professora de teatro e meu papel na formação do aluno. Trata-se de uma pesquisa auto etnográfica qualitativa. Como base teórica para compreender o conceito de mediação foi estudado comentadores dos pensadores Feuerstein e Vygotsky. Relato minha experiência em sala de aula, a partir da minha prática com o jogo teatral de Spolin e de exercícios de Augusto Boal. Ao longo da pesquisa percebi que o ser professor mediador é algo que vai se fazendo paulatinamente na prática docente. No decorrer do trabalho reflito sobre minha formação enquanto docente de teatro, busco compreender o conceito de mediação e o quanto ele se faz presente no trabalho em sala de aula com os alunos no período de 2014 e 2015. |
Abstract: | This work has as main objective to reflect on my process as a theater teacher and my role in the formation of the student. This is a qualitative selfethnographic research. As a theoretical basis to understand the concept of mediation was studied commentators of the thinkers of Feuerstein and Vygotsky. I report my experience in the classroom, based on the game concept of Spolin and Boal. Throughout the research I realized that being a mediator teacher is something that is becoming gradually in the teaching practice. During the work I reflect on my training as a theater teacher, I try to understand the concept of mediation and how much it is present in classroom work with students in the period of 2014 and 2015. |
Palavras-chave: | Artes Teatro Jogos teatrais Professores de arte Mediação Professor Mediation Teacher Theatrical games Theater |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | ROSA, Lilian Aparecida. Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417 |
Data de defesa: | 27-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfessoraMediadoraReflexoes.pdf | Dissertação | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.