Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro |
| Autor: | Rosa, Lilian Aparecida |
| Primer orientador: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
| Primer miembro de la banca: | Souza, Cirlei Evangelista Silva |
| Segundo miembro de la banca: | Caon, Paulina Maria |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre meu processo enquanto professora de teatro e meu papel na formação do aluno. Trata-se de uma pesquisa auto etnográfica qualitativa. Como base teórica para compreender o conceito de mediação foi estudado comentadores dos pensadores Feuerstein e Vygotsky. Relato minha experiência em sala de aula, a partir da minha prática com o jogo teatral de Spolin e de exercícios de Augusto Boal. Ao longo da pesquisa percebi que o ser professor mediador é algo que vai se fazendo paulatinamente na prática docente. No decorrer do trabalho reflito sobre minha formação enquanto docente de teatro, busco compreender o conceito de mediação e o quanto ele se faz presente no trabalho em sala de aula com os alunos no período de 2014 e 2015. |
| Abstract: | This work has as main objective to reflect on my process as a theater teacher and my role in the formation of the student. This is a qualitative selfethnographic research. As a theoretical basis to understand the concept of mediation was studied commentators of the thinkers of Feuerstein and Vygotsky. I report my experience in the classroom, based on the game concept of Spolin and Boal. Throughout the research I realized that being a mediator teacher is something that is becoming gradually in the teaching practice. During the work I reflect on my training as a theater teacher, I try to understand the concept of mediation and how much it is present in classroom work with students in the period of 2014 and 2015. |
| Palabras clave: | Artes Teatro Jogos teatrais Professores de arte Mediação Professor Mediation Teacher Theatrical games Theater |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Cita: | ROSA, Lilian Aparecida. Uma professora mediadora reflexões sobre uma prática como docente de teatro. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.532 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18417 |
| Fecha de defensa: | 27-sep-2016 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProfessoraMediadoraReflexoes.pdf | Dissertação | 1.77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
