Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um caminho brincante para explorar o teatro na escola
Título(s) alternativo(s): Un camino de juegos en la exploración del teatro en la escuela
Autor(es): Gomes, Laíza Coelho
Primeiro orientador: Leal, Mara Lúcia
Primeiro membro da banca: Paula, José Eduardo de
Segundo membro da banca: Caon, Paulina Maria
Resumo: Este texto apresenta e faz reflexão sobre um processo criativo de construção de cena teatral vivenciado em uma disciplina de Arte, com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Este processo abordou o jogo enquanto caminho para experimento e contato com a linguagem teatral. Veremos aqui possibilidades de aproximações entre a prática do jogo em ambiente escolar e a performance dialogando com a estrutura da escola tradicional. Para a realização desta pesquisa apoiei-me nas abordagens metodológicas da etnografia e autoetnografia trazendo para a discussão questões da relação entre professora-artista-pesquisadora, que reverberaram no processo vivido.
Abstract: Este artículo presenta y hace una reflexión sobre un proceso creativo de construcción de escena teatral, una experiencia llevada a cabo en una asignatura de Artes con estudiantes del año 9 de la Enseñanza Fundamental en una escuela de la red pública del estado de Minas Gerais. Este proceso se acercó al juego como una manera de experimentar y ponerse en contacto con el lenguaje teatral. Vamos a ver en ese texto posibilidades de vínculos entre la práctica del juego en el entorno escolar y el performance en diálogo con la estructura tradicional de la escuela. Para realizar esta pesquisa me he basado en los aportes metodológicos de la etnografía y la autoetnografia, poniendo en discusión cuestiones de la relación entre profesora-artista-investigadora, y la influencia de esta relación en el proceso vivido
Palavras-chave: Artes
Jogos educativos
Jogos teatrais
Jogo
Performance
Teatro
Escola
Adolescentes
Juego
Escuela
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: GOMES, Laíza Coelho. Um caminho brincante para explorar o teatro na escola. 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.452
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.452
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279
Data de defesa: 5-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhoBrincanteExplorar.pdfDissertação648.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.