Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Laíza Coelho-
dc.date.accessioned2017-03-29T12:24:55Z-
dc.date.available2017-03-29T12:24:55Z-
dc.date.issued2016-08-05-
dc.identifier.citationGOMES, Laíza Coelho. Um caminho brincante para explorar o teatro na escola. 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.452pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279-
dc.description.abstractEste artículo presenta y hace una reflexión sobre un proceso creativo de construcción de escena teatral, una experiencia llevada a cabo en una asignatura de Artes con estudiantes del año 9 de la Enseñanza Fundamental en una escuela de la red pública del estado de Minas Gerais. Este proceso se acercó al juego como una manera de experimentar y ponerse en contacto con el lenguaje teatral. Vamos a ver en ese texto posibilidades de vínculos entre la práctica del juego en el entorno escolar y el performance en diálogo con la estructura tradicional de la escuela. Para realizar esta pesquisa me he basado en los aportes metodológicos de la etnografía y la autoetnografia, poniendo en discusión cuestiones de la relación entre profesora-artista-investigadora, y la influencia de esta relación en el proceso vividopt_BR
dc.description.sponsorshipCEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiáspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectJuegopt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.titleUm caminho brincante para explorar o teatro na escolapt_BR
dc.title.alternativeUn camino de juegos en la exploración del teatro en la escuelapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, José Eduardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761101D2pt_BR
dc.contributor.referee2Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768760Y4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368921Y6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta e faz reflexão sobre um processo criativo de construção de cena teatral vivenciado em uma disciplina de Arte, com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Este processo abordou o jogo enquanto caminho para experimento e contato com a linguagem teatral. Veremos aqui possibilidades de aproximações entre a prática do jogo em ambiente escolar e a performance dialogando com a estrutura da escola tradicional. Para a realização desta pesquisa apoiei-me nas abordagens metodológicas da etnografia e autoetnografia trazendo para a discussão questões da relação entre professora-artista-pesquisadora, que reverberaram no processo vivido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.452pt_BR
dc.orcid.putcode81760226-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhoBrincanteExplorar.pdfDissertação648.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.