Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Um caminho brincante para explorar o teatro na escola
Other Titles: Un camino de juegos en la exploración del teatro en la escuela
metadata.dc.creator: Gomes, Laíza Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Leal, Mara Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, José Eduardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Caon, Paulina Maria
metadata.dc.description.resumo: Este texto apresenta e faz reflexão sobre um processo criativo de construção de cena teatral vivenciado em uma disciplina de Arte, com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Este processo abordou o jogo enquanto caminho para experimento e contato com a linguagem teatral. Veremos aqui possibilidades de aproximações entre a prática do jogo em ambiente escolar e a performance dialogando com a estrutura da escola tradicional. Para a realização desta pesquisa apoiei-me nas abordagens metodológicas da etnografia e autoetnografia trazendo para a discussão questões da relação entre professora-artista-pesquisadora, que reverberaram no processo vivido.
Abstract: Este artículo presenta y hace una reflexión sobre un proceso creativo de construcción de escena teatral, una experiencia llevada a cabo en una asignatura de Artes con estudiantes del año 9 de la Enseñanza Fundamental en una escuela de la red pública del estado de Minas Gerais. Este proceso se acercó al juego como una manera de experimentar y ponerse en contacto con el lenguaje teatral. Vamos a ver en ese texto posibilidades de vínculos entre la práctica del juego en el entorno escolar y el performance en diálogo con la estructura tradicional de la escuela. Para realizar esta pesquisa me he basado en los aportes metodológicos de la etnografía y la autoetnografia, poniendo en discusión cuestiones de la relación entre profesora-artista-investigadora, y la influencia de esta relación en el proceso vivido
Keywords: Artes
Jogos educativos
Jogos teatrais
Jogo
Performance
Teatro
Escola
Adolescentes
Juego
Escuela
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Citation: GOMES, Laíza Coelho. Um caminho brincante para explorar o teatro na escola. 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18279
Issue Date: 5-Aug-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhoBrincanteExplorar.pdfDissertação648.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.