Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010)
metadata.dc.creator: Costa, Artur Nogueira Santos e
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Letícia Siabra da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho está estruturado a partir do eixo escola pública e ensino de história. Para organizar a investigação, a grande questão que orientou a pesquisa foi: o que se expressou em termos de definições para a escola pública no Brasil, ao longo dos anos de 1990? Desta pergunta mais ampla, desdobram-se indagações internas: onde o ensino de história se colocou ali? O que se tornava possível surpreender nesse processo, que aparentemente não estava tão claro, mas que permitia valorizar a escola pública e avançar na direção dela? Tomando como embasamento os pressupostos da História Social, busquei articular uma reflexão crítica acerca de documentos relativos à organização da escola pública no Brasil, em suas correlações com o ensino de história. Para tanto, elegi a década de 1990 como momento fértil para a investigação, uma vez que acomodou rica atividade de elaboração de Leis, Diretrizes e Parâmetros destinados à orientação da educação. Procurei discutir propostas curriculares para a área de história, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Conteúdos Básicos Curriculares de Minas Gerais. Analisei, como evidências concretas do cotidiano escolar, Projetos Político-Pedagógicos e Planos Anuais de Curso para a disciplina de História, ambos de escolas estaduais de Uberlândia-MG.
Keywords: História Social e escola pública
Ensino de história e currículo
LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010). 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoHistóriaCurrículo.pdfTCC778.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.