Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Artur Nogueira Santos e | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T10:45:02Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T10:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010). 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História Social e escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história e currículo | pt_BR |
dc.subject | LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.title | Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Letícia Siabra da | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho está estruturado a partir do eixo escola pública e ensino de história. Para organizar a investigação, a grande questão que orientou a pesquisa foi: o que se expressou em termos de definições para a escola pública no Brasil, ao longo dos anos de 1990? Desta pergunta mais ampla, desdobram-se indagações internas: onde o ensino de história se colocou ali? O que se tornava possível surpreender nesse processo, que aparentemente não estava tão claro, mas que permitia valorizar a escola pública e avançar na direção dela? Tomando como embasamento os pressupostos da História Social, busquei articular uma reflexão crítica acerca de documentos relativos à organização da escola pública no Brasil, em suas correlações com o ensino de história. Para tanto, elegi a década de 1990 como momento fértil para a investigação, uma vez que acomodou rica atividade de elaboração de Leis, Diretrizes e Parâmetros destinados à orientação da educação. Procurei discutir propostas curriculares para a área de história, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Conteúdos Básicos Curriculares de Minas Gerais. Analisei, como evidências concretas do cotidiano escolar, Projetos Político-Pedagógicos e Planos Anuais de Curso para a disciplina de História, ambos de escolas estaduais de Uberlândia-MG. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 79 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoHistóriaCurrículo.pdf | TCC | 778.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.