Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010)
Autor(es): Costa, Artur Nogueira Santos e
Primeiro orientador: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Segundo membro da banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumo: Este trabalho está estruturado a partir do eixo escola pública e ensino de história. Para organizar a investigação, a grande questão que orientou a pesquisa foi: o que se expressou em termos de definições para a escola pública no Brasil, ao longo dos anos de 1990? Desta pergunta mais ampla, desdobram-se indagações internas: onde o ensino de história se colocou ali? O que se tornava possível surpreender nesse processo, que aparentemente não estava tão claro, mas que permitia valorizar a escola pública e avançar na direção dela? Tomando como embasamento os pressupostos da História Social, busquei articular uma reflexão crítica acerca de documentos relativos à organização da escola pública no Brasil, em suas correlações com o ensino de história. Para tanto, elegi a década de 1990 como momento fértil para a investigação, uma vez que acomodou rica atividade de elaboração de Leis, Diretrizes e Parâmetros destinados à orientação da educação. Procurei discutir propostas curriculares para a área de história, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Conteúdos Básicos Curriculares de Minas Gerais. Analisei, como evidências concretas do cotidiano escolar, Projetos Político-Pedagógicos e Planos Anuais de Curso para a disciplina de História, ambos de escolas estaduais de Uberlândia-MG.
Palavras-chave: História Social e escola pública
Ensino de história e currículo
LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010). 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Data de defesa: 2014
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoHistóriaCurrículo.pdfTCC778.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.