Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010) |
| Autor: | Costa, Artur Nogueira Santos e |
| Primer orientador: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Primer miembro de la banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Letícia Siabra da |
| Resumen: | Este trabalho está estruturado a partir do eixo escola pública e ensino de história. Para organizar a investigação, a grande questão que orientou a pesquisa foi: o que se expressou em termos de definições para a escola pública no Brasil, ao longo dos anos de 1990? Desta pergunta mais ampla, desdobram-se indagações internas: onde o ensino de história se colocou ali? O que se tornava possível surpreender nesse processo, que aparentemente não estava tão claro, mas que permitia valorizar a escola pública e avançar na direção dela? Tomando como embasamento os pressupostos da História Social, busquei articular uma reflexão crítica acerca de documentos relativos à organização da escola pública no Brasil, em suas correlações com o ensino de história. Para tanto, elegi a década de 1990 como momento fértil para a investigação, uma vez que acomodou rica atividade de elaboração de Leis, Diretrizes e Parâmetros destinados à orientação da educação. Procurei discutir propostas curriculares para a área de história, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Conteúdos Básicos Curriculares de Minas Gerais. Analisei, como evidências concretas do cotidiano escolar, Projetos Político-Pedagógicos e Planos Anuais de Curso para a disciplina de História, ambos de escolas estaduais de Uberlândia-MG. |
| Palabras clave: | História Social e escola pública Ensino de história e currículo LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010). 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994 |
| Fecha de defensa: | 2014 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoHistóriaCurrículo.pdf | TCC | 778.28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
