Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010)
Autor: Costa, Artur Nogueira Santos e
Primer orientador: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Primer miembro de la banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Segundo miembro de la banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumen: Este trabalho está estruturado a partir do eixo escola pública e ensino de história. Para organizar a investigação, a grande questão que orientou a pesquisa foi: o que se expressou em termos de definições para a escola pública no Brasil, ao longo dos anos de 1990? Desta pergunta mais ampla, desdobram-se indagações internas: onde o ensino de história se colocou ali? O que se tornava possível surpreender nesse processo, que aparentemente não estava tão claro, mas que permitia valorizar a escola pública e avançar na direção dela? Tomando como embasamento os pressupostos da História Social, busquei articular uma reflexão crítica acerca de documentos relativos à organização da escola pública no Brasil, em suas correlações com o ensino de história. Para tanto, elegi a década de 1990 como momento fértil para a investigação, uma vez que acomodou rica atividade de elaboração de Leis, Diretrizes e Parâmetros destinados à orientação da educação. Procurei discutir propostas curriculares para a área de história, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Conteúdos Básicos Curriculares de Minas Gerais. Analisei, como evidências concretas do cotidiano escolar, Projetos Político-Pedagógicos e Planos Anuais de Curso para a disciplina de História, ambos de escolas estaduais de Uberlândia-MG.
Palabras clave: História Social e escola pública
Ensino de história e currículo
LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história, currículo e escola pública: conjunturas, organização, concepções e definições sobre a educação e o conhecimento histórico (1990-2010). 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17994
Fecha de defensa: 2014
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoHistóriaCurrículo.pdfTCC778.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.