Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
Título(s) alternativo(s): | My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs. |
Autor(es): | Freitas, Elisa Aires Rodrigues de |
Primeiro orientador: | Ferreira, Claudio Vital de Lima |
Primeiro coorientador: | Silva, Luiz Carlos Avelino da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Sílvia Maria Cintra da |
Segundo membro da banca: | Abrão, Larissa Guimarães Martins |
Resumo: | A escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida. |
Abstract: | Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life. |
Palavras-chave: | Adolescência Psicologia do adolescente Adolescentes - Blogs Blogs Funções da escrita Teenagers Functions of writing |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099 |
Data de defesa: | 2-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Elisa.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.