Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título:  Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
Título(s) alternativo(s):  My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.
Autor(es): Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
Primeiro orientador: Ferreira, Claudio Vital de Lima
Primeiro coorientador: Silva, Luiz Carlos Avelino da
Primeiro membro da banca: Silva, Sílvia Maria Cintra da
Segundo membro da banca: Abrão, Larissa Guimarães Martins
Resumo: A escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida.
Abstract: Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.
Palavras-chave: Adolescência
Psicologia do adolescente
Adolescentes - Blogs
Blogs
Funções da escrita
Teenagers
Functions of writing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Data de defesa: 2-Set-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Elisa.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.