Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
Título (s) alternativo (s): | My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs. |
Autor: | Freitas, Elisa Aires Rodrigues de |
Primer orientador: | Ferreira, Claudio Vital de Lima |
Primer coorientador: | Silva, Luiz Carlos Avelino da |
Primer miembro de la banca: | Silva, Sílvia Maria Cintra da |
Segundo miembro de la banca: | Abrão, Larissa Guimarães Martins |
Resumen: | A escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida. |
Abstract: | Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life. |
Palabras clave: | Adolescência Psicologia do adolescente Adolescentes - Blogs Blogs Funções da escrita Teenagers Functions of writing |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099 |
Fecha de defensa: | 2-sep-2010 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Elisa.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.