Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Elisa Aires Rodrigues de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:52Z-
dc.date.available2010-11-10
dc.date.available2016-06-22T18:47:52Z-
dc.date.issued2010-09-02
dc.identifier.citationFREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099-
dc.description.abstractDiary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPsicologia do adolescentepor
dc.subjectAdolescentes - Blogspor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectFunções da escritapor
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectFunctions of writingeng
dc.title Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogspor
dc.title.alternative My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luiz Carlos Avelino da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Claudio Vital de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785935P3por
dc.contributor.referee1Silva, Sílvia Maria Cintra da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1por
dc.contributor.referee2Abrão, Larissa Guimarães Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770700A5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219829Y9por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoA escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766785-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Elisa.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.