Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho
Autor(es): Melo, Christiane Renata Caldeira de
Primeiro orientador: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Primeiro membro da banca: Lima, Maria Cecília de
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria do Socorro
Resumo: Este é o resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, realizada em uma escola da rede pública com alunos de 7º ano. Embasamo-nos em Bakhtin (1997), Rojo (2012), PCN (BRASIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), entre outros. Como metodologia, adotamos a pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada a partir do diário de prática dos discentes e do professor / pesquisador. Nesta pesquisa, investigamos aulas disponibilizadas no Portal do Professor, site do Ministério da Educação, acerca do Gênero Discursivo Tira (GDT), que explorassem a multimodalidade, o humor, a ironia e a crítica presentes nesse gênero. Essas aulas foram aplicadas aos alunos-sujeitos. Além disso, averiguamos a presença e abordagem do GDT no Livro Didático de Língua Portuguesa adotado na instituição coparticipante a fim de identificarmos possíveis lacunas em seu ensino e, assim, elaboramos uma proposta de leitura do gênero com base no aporte teórico adotado, tomando o gênero como objeto de ensino com o fim de provocar deslocamentos nos alunos quanto à leitura, à compreensão e à interpretação. O trabalho desenvolvido aponta que práticas de leitura em que se aliam a teoria e a prática podem auxiliar o docente de Língua Portuguesa quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Abstract: This is an result of a research derived from the Professional Master‟s Degree Program in Languages - PROFLETRAS - carried out in a public elementary school with seventh graders. We based our study in Bakhtin (1997), Rojo (2012), the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), among other authors and sources. Our methodology was based on the action research approach and the data collection was executed with reference to the teacher‟s diaries, as well as the professor‟s and researcher‟s. In this research, we investigated classes that were available at the Portal do Professor (in Portuguese), a website developed by the Brazilian Ministry of Education, about the Comic Strip Speech Genre (in Portuguese, GDT), which could explore multimodality, humor, irony and critics that are evident in the mentioned genre. Those classes were given to students/participants. Furthermore, we ascertained the presence and approach of GDT in Portuguese language textbooks that are used at the co-participant institution with the purpose to identify potential gaps when teaching it, thus creating a reading proposal of that gender based on the theoretical inputs that we made use of, taking into account the speech gender as a teaching object, aiming to incite rearrangements in the students concerned to reading, reading comprehension and interpretation. The reserach that we developed points out that the reading practices in which theory and practice are combined can help out Portuguese language students regarding theenhancement of the students‟reading competence.
Palavras-chave: Gênero
Discursivo tira
Língua portuguesa
Ensino
Reflexão
Comic strip speech genre
Portuguese language
Teaching
Reflection
Histórias em quadrinhos
Língua Portuguesa - estudo e ensino
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: MELO, Christiane Renata Caldeira de. O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759
Data de defesa: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeneroDiscursivoTira.pdf3.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.