Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Christiane Renata Caldeira de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:51Z-
dc.date.available2015-12-22-
dc.date.available2016-06-22T18:46:51Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationMELO, Christiane Renata Caldeira de. O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759-
dc.description.abstractThis is an result of a research derived from the Professional Master‟s Degree Program in Languages - PROFLETRAS - carried out in a public elementary school with seventh graders. We based our study in Bakhtin (1997), Rojo (2012), the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), among other authors and sources. Our methodology was based on the action research approach and the data collection was executed with reference to the teacher‟s diaries, as well as the professor‟s and researcher‟s. In this research, we investigated classes that were available at the Portal do Professor (in Portuguese), a website developed by the Brazilian Ministry of Education, about the Comic Strip Speech Genre (in Portuguese, GDT), which could explore multimodality, humor, irony and critics that are evident in the mentioned genre. Those classes were given to students/participants. Furthermore, we ascertained the presence and approach of GDT in Portuguese language textbooks that are used at the co-participant institution with the purpose to identify potential gaps when teaching it, thus creating a reading proposal of that gender based on the theoretical inputs that we made use of, taking into account the speech gender as a teaching object, aiming to incite rearrangements in the students concerned to reading, reading comprehension and interpretation. The reserach that we developed points out that the reading practices in which theory and practice are combined can help out Portuguese language students regarding theenhancement of the students‟reading competence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDiscursivo tirapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectComic strip speech genreeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectLíngua Portuguesa - estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.titleO gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalhopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ottoni, Maria Aparecida Resende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4702040Z6por
dc.contributor.referee1Lima, Maria Cecília de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9por
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria do Socorro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126298Z6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8145550J2por
dc.description.degreenameMestre em Letraspor
dc.description.resumoEste é o resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, realizada em uma escola da rede pública com alunos de 7º ano. Embasamo-nos em Bakhtin (1997), Rojo (2012), PCN (BRASIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), entre outros. Como metodologia, adotamos a pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada a partir do diário de prática dos discentes e do professor / pesquisador. Nesta pesquisa, investigamos aulas disponibilizadas no Portal do Professor, site do Ministério da Educação, acerca do Gênero Discursivo Tira (GDT), que explorassem a multimodalidade, o humor, a ironia e a crítica presentes nesse gênero. Essas aulas foram aplicadas aos alunos-sujeitos. Além disso, averiguamos a presença e abordagem do GDT no Livro Didático de Língua Portuguesa adotado na instituição coparticipante a fim de identificarmos possíveis lacunas em seu ensino e, assim, elaboramos uma proposta de leitura do gênero com base no aporte teórico adotado, tomando o gênero como objeto de ensino com o fim de provocar deslocamentos nos alunos quanto à leitura, à compreensão e à interpretação. O trabalho desenvolvido aponta que práticas de leitura em que se aliam a teoria e a prática podem auxiliar o docente de Língua Portuguesa quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391por
dc.orcid.putcode81766188-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeneroDiscursivoTira.pdf3.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.