Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Christiane Renata Caldeira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:46:51Z | - |
dc.date.available | 2015-12-22 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:46:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Christiane Renata Caldeira de. O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16759 | - |
dc.description.abstract | This is an result of a research derived from the Professional Master‟s Degree Program in Languages - PROFLETRAS - carried out in a public elementary school with seventh graders. We based our study in Bakhtin (1997), Rojo (2012), the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), among other authors and sources. Our methodology was based on the action research approach and the data collection was executed with reference to the teacher‟s diaries, as well as the professor‟s and researcher‟s. In this research, we investigated classes that were available at the Portal do Professor (in Portuguese), a website developed by the Brazilian Ministry of Education, about the Comic Strip Speech Genre (in Portuguese, GDT), which could explore multimodality, humor, irony and critics that are evident in the mentioned genre. Those classes were given to students/participants. Furthermore, we ascertained the presence and approach of GDT in Portuguese language textbooks that are used at the co-participant institution with the purpose to identify potential gaps when teaching it, thus creating a reading proposal of that gender based on the theoretical inputs that we made use of, taking into account the speech gender as a teaching object, aiming to incite rearrangements in the students concerned to reading, reading comprehension and interpretation. The reserach that we developed points out that the reading practices in which theory and practice are combined can help out Portuguese language students regarding theenhancement of the students‟reading competence. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Discursivo tira | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Comic strip speech genre | eng |
dc.subject | Portuguese language | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Reflection | eng |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Língua Portuguesa - estudo e ensino | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.title | O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ottoni, Maria Aparecida Resende | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4702040Z6 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Maria Cecília de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Maria do Socorro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126298Z6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8145550J2 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Letras | por |
dc.description.resumo | Este é o resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, realizada em uma escola da rede pública com alunos de 7º ano. Embasamo-nos em Bakhtin (1997), Rojo (2012), PCN (BRASIL, 1998), Ramos (2012), Nepomuceno (2005), Ottoni (2007), Street (2012), entre outros. Como metodologia, adotamos a pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada a partir do diário de prática dos discentes e do professor / pesquisador. Nesta pesquisa, investigamos aulas disponibilizadas no Portal do Professor, site do Ministério da Educação, acerca do Gênero Discursivo Tira (GDT), que explorassem a multimodalidade, o humor, a ironia e a crítica presentes nesse gênero. Essas aulas foram aplicadas aos alunos-sujeitos. Além disso, averiguamos a presença e abordagem do GDT no Livro Didático de Língua Portuguesa adotado na instituição coparticipante a fim de identificarmos possíveis lacunas em seu ensino e, assim, elaboramos uma proposta de leitura do gênero com base no aporte teórico adotado, tomando o gênero como objeto de ensino com o fim de provocar deslocamentos nos alunos quanto à leitura, à compreensão e à interpretação. O trabalho desenvolvido aponta que práticas de leitura em que se aliam a teoria e a prática podem auxiliar o docente de Língua Portuguesa quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos alunos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.391 | por |
dc.orcid.putcode | 81766188 | - |
dc.crossref.doibatchid | d6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GeneroDiscursivoTira.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.