Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16149
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gestão ambiental em instituição escolar: possibilidades e desafios para o CAIC Aureliano Joaquim da Silva (Ituiutaba/MG)
metadata.dc.creator: Andrade, Viviane Suzana da Costa Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fehr, Manfred
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Adriany de ávila Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Lange, Lisete Celina
metadata.dc.description.resumo: Pressupondo uma sociedade globalizada e as questões ambientais cada vez mais em pauta, organizações dos variados tipos passaram a buscar cada vez mais uma cultura de sustentabilidade para seus empreendimentos que garantissem a redução de desperdícios, a prevenção de riscos, a competitividade, a possibilidade de reduzir custos de seguro, melhora da reputação e da imagem da organização, aumento de rendimento da produção, entre outros. Tendo em vista este contexto, a presente pesquisa se propôs a conhecer os impactos ambientais da organização educacional pública CAIC Aureliano Joaquim da Silva, de modo a verificar as possibilidades e desafios para um desenvolvimento sustentável nesta instituição, situada em Ituiutaba (MG). Para concretizar este objetivo, tornou-se necessário realizar um diagnóstico ambiental de modo a verificar como os aspectos ambientais interagem e, consequentemente, de que forma impactam o meio ambiente, analisando os impactos ambientais e procurando alternativas para mitigar os possíveis efeitos adversos desta instituição. Nesse sentido, os resultados apurados nesta pesquisa possibilitaram concluir que no CAIC os problemas ambientais podem ser evitados e a resposta está lá: educação. No entanto, a tarefa de buscar um desenvolvimento sustentável e de desenvolver em seus educandos um espírito crítico frente ao consumismo, o senso de responsabilidade no uso dos recursos naturais que é patrimônio da humanidade, perpassa por bons exemplos, boas práticas, por uma educação ambiental integrada, por uma gestão eficaz, participativa, que promova o diálogo na busca de alternativas ambientalmente apropriadas de modo a atingir os objetivos estabelecidos.
Abstract: Assuming a globalized society and environmental issues increasingly on the agenda, all kind of organizations are nowadays looking for a culture of sustainability to yours ventures that ensure the reduction of waste, prevention of risks, competitive edge, the possibility of reduction in insurance costs, the improvement of the reputation of the organizations, increased production yield, inter alia. Given this context, the present study aimed to understand the environmental impacts of the public educational organization - CAIC Aureliano Joaquim da Silva so check - the possibilities and challenges for sustainable development in this institution located in Ituiutaba (MG). To realize this project, became necessary to perform a diagnostic environment to verify interact as environmental aspects and, therefore, how impact the environment analyzing environmental impacts and seeking alternatives to mitigate the possible adverse effects of this institution. In this sense, the results obtained in this research was concluded that in CAIC the environmental problems can be avoided and the answer is there: education. However, the task of seeking sustainable development and develop in their students a critical front consumerism, the sense of responsibility in use of natural resources that is the heritage of humanity goes through good examples, best practices for integrated environmental education, for effective management, participatory, which promotes dialogue in the search for environmentally appropriate alternatives to achieve the goals set.
Keywords: Educação
Impacto ambiental
Gestão
Desenvolvimento sustentável
Education
Environmental impact
Assessment
Sustainable development
Educação ambiental Ituiutaba (MG)
Gestão ambiental - Estudo e ensino - Ituiutaba (MG)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: ANDRADE, Viviane Suzana da Costa Santos. Gestão ambiental em instituição escolar: possibilidades e desafios para o CAIC Aureliano Joaquim da Silva (Ituiutaba/MG). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16149
Issue Date: 30-Aug-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf5.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.