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dc.creatorAndrade, Viviane Suzana da Costa Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:54Z-
dc.date.available2013-02-19-
dc.date.available2016-06-22T18:44:54Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationANDRADE, Viviane Suzana da Costa Santos. Gestão ambiental em instituição escolar: possibilidades e desafios para o CAIC Aureliano Joaquim da Silva (Ituiutaba/MG). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012 DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.307.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16149-
dc.description.abstractAssuming a globalized society and environmental issues increasingly on the agenda, all kind of organizations are nowadays looking for a culture of sustainability to yours ventures that ensure the reduction of waste, prevention of risks, competitive edge, the possibility of reduction in insurance costs, the improvement of the reputation of the organizations, increased production yield, inter alia. Given this context, the present study aimed to understand the environmental impacts of the public educational organization - CAIC Aureliano Joaquim da Silva so check - the possibilities and challenges for sustainable development in this institution located in Ituiutaba (MG). To realize this project, became necessary to perform a diagnostic environment to verify interact as environmental aspects and, therefore, how impact the environment analyzing environmental impacts and seeking alternatives to mitigate the possible adverse effects of this institution. In this sense, the results obtained in this research was concluded that in CAIC the environmental problems can be avoided and the answer is there: education. However, the task of seeking sustainable development and develop in their students a critical front consumerism, the sense of responsibility in use of natural resources that is the heritage of humanity goes through good examples, best practices for integrated environmental education, for effective management, participatory, which promotes dialogue in the search for environmentally appropriate alternatives to achieve the goals set.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImpacto ambientalpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmental impacteng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectEducação ambiental Ituiutaba (MG)por
dc.subjectGestão ambiental - Estudo e ensino - Ituiutaba (MG)por
dc.titleGestão ambiental em instituição escolar: possibilidades e desafios para o CAIC Aureliano Joaquim da Silva (Ituiutaba/MG)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fehr, Manfred-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788645Y7por
dc.contributor.referee1Sampaio, Adriany de ávila Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4por
dc.contributor.referee2Lange, Lisete Celina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798829P1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221917D7por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoPressupondo uma sociedade globalizada e as questões ambientais cada vez mais em pauta, organizações dos variados tipos passaram a buscar cada vez mais uma cultura de sustentabilidade para seus empreendimentos que garantissem a redução de desperdícios, a prevenção de riscos, a competitividade, a possibilidade de reduzir custos de seguro, melhora da reputação e da imagem da organização, aumento de rendimento da produção, entre outros. Tendo em vista este contexto, a presente pesquisa se propôs a conhecer os impactos ambientais da organização educacional pública CAIC Aureliano Joaquim da Silva, de modo a verificar as possibilidades e desafios para um desenvolvimento sustentável nesta instituição, situada em Ituiutaba (MG). Para concretizar este objetivo, tornou-se necessário realizar um diagnóstico ambiental de modo a verificar como os aspectos ambientais interagem e, consequentemente, de que forma impactam o meio ambiente, analisando os impactos ambientais e procurando alternativas para mitigar os possíveis efeitos adversos desta instituição. Nesse sentido, os resultados apurados nesta pesquisa possibilitaram concluir que no CAIC os problemas ambientais podem ser evitados e a resposta está lá: educação. No entanto, a tarefa de buscar um desenvolvimento sustentável e de desenvolver em seus educandos um espírito crítico frente ao consumismo, o senso de responsabilidade no uso dos recursos naturais que é patrimônio da humanidade, perpassa por bons exemplos, boas práticas, por uma educação ambiental integrada, por uma gestão eficaz, participativa, que promova o diálogo na busca de alternativas ambientalmente apropriadas de modo a atingir os objetivos estabelecidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.307-
dc.orcid.putcode81763852-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
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