Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16086
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Conflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego e instituições de interesse social: a educação para o trânsito como alternativa
Autor(es): Resende, Luiza de
Primeiro orientador: Ferreira, William Rodrigues
Primeiro membro da banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Segundo membro da banca: Deus, Joao Batista de
Resumo: Este trabalho focaliza como a avaliação e a análise da implantação de Polos Geradores de Tráfego e Instituições de Interesse Social em Uberlândia podem atenuar os transtornos na circulação nas adjacências desses estabelecimentos. Nesse sentido, propõe-se a Educação para o Trânsito como alternativa para a redução dos conflitos ao trafegar, tendo por objetivo a mudança de atitudes e valores que priorizem o respeito à vida, de modo a garantir segurança e conforto para acessar os lugares desejados no espaço urbano. Almeja-se compreender o conflito estabelecido na mobilidade urbana, relacionando-o ao comportamento, valores e atitudes dos usuários das vias públicas, sejam motoristas, pedestres, ciclistas ou motociclistas que circulem próximo aos Polos Geradores de Tráfego e Instituições de Interesse Social. Estes empreendimentos atraem um elevado número de viagens e oferecem serviços a pessoas de diferentes faixas etárias e condições físicas. Desse modo, a fim de alcançar os objetivos propostos, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de referencial teórico-conceitual acerca da temática em questão, realização de entrevistas despadronizadas, registro fotográfico, elaboração de mapas, aplicação de questionários, contagem volumétrica de veículos e pedestres. A análise dos resultados da pesquisa revelou os impactos gerados pelos empreendimentos ao sistema viário da área de sua influência e a relação entre o comportamento inadequado das pessoas ao circular, desrespeitando as normas de circulação e comprometendo o deslocamento e acesso às áreas selecionadas para estudo neste trabalho.
Abstract: This study emphasizes how the evaluation and analysis of the implementation of Generators Poles of Traffic and Institutions of Social Interest in Uberlândia can attenuate the disorders on circulation in the adjacency of these establishments. In this way, it s proposed an Education to the Transit as an alternative of reduce the conflicts while transit, with the aim to change attitudes and values that prioritize the respect for life and ensure safety and comfort for access the desired places in the urban areas. It also aims to understand the conflict established on the urban mobility, relating it to the behavior, values and attitudes of the public road users, like a driver, pedestrian, cyclist and motorcyclist that surround closed to the Generators Poles of Traffic and Institutions of Social Interest. These undertakings attract a high number of trips and offer services to people of different age groups and physical conditions. To reach the proposed objectives, were developed the following methodological procedure: reference survey of theoretical and conceptual about the issue thematic, realize of unstandardized interviews, photographs registers, production of maps, questionnaires application, volumetric counting of vehicles and pedestrians. The analysis of the results of the research revealed the impacts generated by the undertakings to the road system in the area of its influence and of the relationship between the misconduct of persons when circulate, disrespecting the standards movement and undermining the displacement and access to the selected areas to study on this work.
Palavras-chave: Circulação
Trânsito
Polos geradores de tráfego
Educação
Comportamento
Surround
Transit
Generators poles of traffic
Education
Behavior
Geografia Transportes
Tráfego - Controle
Trânsito - Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: RESENDE, Luiza de. Conflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego e instituições de interesse social: a educação para o trânsito como alternativa. 2010. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16086
Data de defesa: 15-Out-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Luiza.pdf8.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.