Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Luiza de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:42Z-
dc.date.available2010-12-15
dc.date.available2016-06-22T18:44:42Z-
dc.date.issued2010-10-15
dc.identifier.citationRESENDE, Luiza de. Conflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego e instituições de interesse social: a educação para o trânsito como alternativa. 2010. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16086-
dc.description.abstractThis study emphasizes how the evaluation and analysis of the implementation of Generators Poles of Traffic and Institutions of Social Interest in Uberlândia can attenuate the disorders on circulation in the adjacency of these establishments. In this way, it s proposed an Education to the Transit as an alternative of reduce the conflicts while transit, with the aim to change attitudes and values that prioritize the respect for life and ensure safety and comfort for access the desired places in the urban areas. It also aims to understand the conflict established on the urban mobility, relating it to the behavior, values and attitudes of the public road users, like a driver, pedestrian, cyclist and motorcyclist that surround closed to the Generators Poles of Traffic and Institutions of Social Interest. These undertakings attract a high number of trips and offer services to people of different age groups and physical conditions. To reach the proposed objectives, were developed the following methodological procedure: reference survey of theoretical and conceptual about the issue thematic, realize of unstandardized interviews, photographs registers, production of maps, questionnaires application, volumetric counting of vehicles and pedestrians. The analysis of the results of the research revealed the impacts generated by the undertakings to the road system in the area of its influence and of the relationship between the misconduct of persons when circulate, disrespecting the standards movement and undermining the displacement and access to the selected areas to study on this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCirculaçãopor
dc.subjectTrânsitopor
dc.subjectPolos geradores de tráfegopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectSurroundeng
dc.subjectTransiteng
dc.subjectGenerators poles of trafficeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBehavioreng
dc.subjectGeografia Transportespor
dc.subjectTráfego - Controlepor
dc.subjectTrânsito - Educaçãopor
dc.titleConflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego e instituições de interesse social: a educação para o trânsito como alternativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, William Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee2Deus, Joao Batista de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728755Y3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235133T0por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoEste trabalho focaliza como a avaliação e a análise da implantação de Polos Geradores de Tráfego e Instituições de Interesse Social em Uberlândia podem atenuar os transtornos na circulação nas adjacências desses estabelecimentos. Nesse sentido, propõe-se a Educação para o Trânsito como alternativa para a redução dos conflitos ao trafegar, tendo por objetivo a mudança de atitudes e valores que priorizem o respeito à vida, de modo a garantir segurança e conforto para acessar os lugares desejados no espaço urbano. Almeja-se compreender o conflito estabelecido na mobilidade urbana, relacionando-o ao comportamento, valores e atitudes dos usuários das vias públicas, sejam motoristas, pedestres, ciclistas ou motociclistas que circulem próximo aos Polos Geradores de Tráfego e Instituições de Interesse Social. Estes empreendimentos atraem um elevado número de viagens e oferecem serviços a pessoas de diferentes faixas etárias e condições físicas. Desse modo, a fim de alcançar os objetivos propostos, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de referencial teórico-conceitual acerca da temática em questão, realização de entrevistas despadronizadas, registro fotográfico, elaboração de mapas, aplicação de questionários, contagem volumétrica de veículos e pedestres. A análise dos resultados da pesquisa revelou os impactos gerados pelos empreendimentos ao sistema viário da área de sua influência e a relação entre o comportamento inadequado das pessoas ao circular, desrespeitando as normas de circulação e comprometendo o deslocamento e acesso às áreas selecionadas para estudo neste trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763552-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Luiza.pdf8.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.