Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis |
Autor(es): | Steigert, Cristiane Thielmann |
Primeiro orientador: | Hashiguti, Simone Tiemi |
Primeiro membro da banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Segundo membro da banca: | Neckel, Nádia Regia Maffi |
Resumo: | Filmes são arte, linguagem, materialidade simbólica posta para interpretação. Enquanto linguagem, o filme ganha sentido na história e é dessa forma um discurso. Sendo discurso se inscreve sócio-historicamente e enquanto linguagem seus sentidos reverberarão, mudarão e se multiplicarão. Analisamos os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis que chamaremos, em seu conjunto, como uma obra uma produção artística - que, segundo NECKEL (2010), pode ser entendida como da ordem do Discurso Artístico. Consideramos o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa e Brasileira, principalmente Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) e Neckel (idem), para analisar nosso corpus. Buscamos, ao longo de nossa análise, as regularidades discursivas que se constroem na narrativa fílmica. Analisamos a repetição, ao longo da trilogia fílmica, do foco nos olhos, que compreendemos ser um ocularcentrismo, e também a fala de alguns personagens, no que entendemos ser a materialização do discurso da esperança. |
Abstract: | Films are art, language and symbolic materiality. As a kind of language, films get their meanings in history, as discourse. As a kind of discourse they relate to the socio-historical context and as a language they reverberate, change and spread. We analyze the film trilogy The Lord of the Rings as a piece of work an artistic production - that can be considered, according to NECKEL (2010), as a sample of the artistic discourse. We consider the theoretical framework of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, mainly of authors such as Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) and Neckel (idem), to analyze our corpus. We aim to findthe discursive regularities that operate in the filmic narrative. Along the trilogy, we analyze the repetition of the focus of the camera in the eyes of some characters, resulting in what we see is ocularcentrism, and also of the discourse of hope by some characters. |
Palavras-chave: | O Senhor dos Anéis Análise de discurso Filme Olho Olhar Esperança Lord of the rings Discourse analysis Film Eye Gaze Hope |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | STEIGERT, Cristiane Thielmann. O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490 |
Data de defesa: | 28-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OlhoOlharEspessuras.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.