Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSteigert, Cristiane Thielmann-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:35Z-
dc.date.available2016-04-26-
dc.date.available2016-06-22T18:42:35Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.citationSTEIGERT, Cristiane Thielmann. O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490-
dc.description.abstractFilms are art, language and symbolic materiality. As a kind of language, films get their meanings in history, as discourse. As a kind of discourse they relate to the socio-historical context and as a language they reverberate, change and spread. We analyze the film trilogy The Lord of the Rings as a piece of work an artistic production - that can be considered, according to NECKEL (2010), as a sample of the artistic discourse. We consider the theoretical framework of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, mainly of authors such as Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) and Neckel (idem), to analyze our corpus. We aim to findthe discursive regularities that operate in the filmic narrative. Along the trilogy, we analyze the repetition of the focus of the camera in the eyes of some characters, resulting in what we see is ocularcentrism, and also of the discourse of hope by some characters.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO Senhor dos Anéispor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectFilmepor
dc.subjectOlhopor
dc.subjectOlharpor
dc.subjectEsperançapor
dc.subjectLord of the ringseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectFilmeng
dc.subjectEyeeng
dc.subjectGazeeng
dc.subjectHopeeng
dc.titleO olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hashiguti, Simone Tiemi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758450U1por
dc.contributor.referee1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764991D5por
dc.contributor.referee2Neckel, Nádia Regia Maffi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751392J7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251202J2por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoFilmes são arte, linguagem, materialidade simbólica posta para interpretação. Enquanto linguagem, o filme ganha sentido na história e é dessa forma um discurso. Sendo discurso se inscreve sócio-historicamente e enquanto linguagem seus sentidos reverberarão, mudarão e se multiplicarão. Analisamos os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis que chamaremos, em seu conjunto, como uma obra uma produção artística - que, segundo NECKEL (2010), pode ser entendida como da ordem do Discurso Artístico. Consideramos o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa e Brasileira, principalmente Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) e Neckel (idem), para analisar nosso corpus. Buscamos, ao longo de nossa análise, as regularidades discursivas que se constroem na narrativa fílmica. Analisamos a repetição, ao longo da trilogia fílmica, do foco nos olhos, que compreendemos ser um ocularcentrismo, e também a fala de alguns personagens, no que entendemos ser a materialização do discurso da esperança.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502por
dc.orcid.putcode81765654-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlhoOlharEspessuras.pdf4.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.