Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis
Autor: Steigert, Cristiane Thielmann
Primer orientador: Hashiguti, Simone Tiemi
Primer miembro de la banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo miembro de la banca: Neckel, Nádia Regia Maffi
Resumen: Filmes são arte, linguagem, materialidade simbólica posta para interpretação. Enquanto linguagem, o filme ganha sentido na história e é dessa forma um discurso. Sendo discurso se inscreve sócio-historicamente e enquanto linguagem seus sentidos reverberarão, mudarão e se multiplicarão. Analisamos os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis que chamaremos, em seu conjunto, como uma obra uma produção artística - que, segundo NECKEL (2010), pode ser entendida como da ordem do Discurso Artístico. Consideramos o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa e Brasileira, principalmente Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) e Neckel (idem), para analisar nosso corpus. Buscamos, ao longo de nossa análise, as regularidades discursivas que se constroem na narrativa fílmica. Analisamos a repetição, ao longo da trilogia fílmica, do foco nos olhos, que compreendemos ser um ocularcentrismo, e também a fala de alguns personagens, no que entendemos ser a materialização do discurso da esperança.
Abstract: Films are art, language and symbolic materiality. As a kind of language, films get their meanings in history, as discourse. As a kind of discourse they relate to the socio-historical context and as a language they reverberate, change and spread. We analyze the film trilogy The Lord of the Rings as a piece of work an artistic production - that can be considered, according to NECKEL (2010), as a sample of the artistic discourse. We consider the theoretical framework of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, mainly of authors such as Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) and Neckel (idem), to analyze our corpus. We aim to findthe discursive regularities that operate in the filmic narrative. Along the trilogy, we analyze the repetition of the focus of the camera in the eyes of some characters, resulting in what we see is ocularcentrism, and also of the discourse of hope by some characters.
Palabras clave: O Senhor dos Anéis
Análise de discurso
Filme
Olho
Olhar
Esperança
Lord of the rings
Discourse analysis
Film
Eye
Gaze
Hope
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: STEIGERT, Cristiane Thielmann. O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Fecha de defensa: 28-oct-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OlhoOlharEspessuras.pdf4.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.