Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis |
Autor: | Steigert, Cristiane Thielmann |
Primer orientador: | Hashiguti, Simone Tiemi |
Primer miembro de la banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Segundo miembro de la banca: | Neckel, Nádia Regia Maffi |
Resumen: | Filmes são arte, linguagem, materialidade simbólica posta para interpretação. Enquanto linguagem, o filme ganha sentido na história e é dessa forma um discurso. Sendo discurso se inscreve sócio-historicamente e enquanto linguagem seus sentidos reverberarão, mudarão e se multiplicarão. Analisamos os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis que chamaremos, em seu conjunto, como uma obra uma produção artística - que, segundo NECKEL (2010), pode ser entendida como da ordem do Discurso Artístico. Consideramos o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa e Brasileira, principalmente Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) e Neckel (idem), para analisar nosso corpus. Buscamos, ao longo de nossa análise, as regularidades discursivas que se constroem na narrativa fílmica. Analisamos a repetição, ao longo da trilogia fílmica, do foco nos olhos, que compreendemos ser um ocularcentrismo, e também a fala de alguns personagens, no que entendemos ser a materialização do discurso da esperança. |
Abstract: | Films are art, language and symbolic materiality. As a kind of language, films get their meanings in history, as discourse. As a kind of discourse they relate to the socio-historical context and as a language they reverberate, change and spread. We analyze the film trilogy The Lord of the Rings as a piece of work an artistic production - that can be considered, according to NECKEL (2010), as a sample of the artistic discourse. We consider the theoretical framework of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, mainly of authors such as Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) and Neckel (idem), to analyze our corpus. We aim to findthe discursive regularities that operate in the filmic narrative. Along the trilogy, we analyze the repetition of the focus of the camera in the eyes of some characters, resulting in what we see is ocularcentrism, and also of the discourse of hope by some characters. |
Palabras clave: | O Senhor dos Anéis Análise de discurso Filme Olho Olhar Esperança Lord of the rings Discourse analysis Film Eye Gaze Hope |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | STEIGERT, Cristiane Thielmann. O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.502 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490 |
Fecha de defensa: | 28-oct-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OlhoOlharEspessuras.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.