Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis
metadata.dc.creator: Steigert, Cristiane Thielmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Hashiguti, Simone Tiemi
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Neckel, Nádia Regia Maffi
metadata.dc.description.resumo: Filmes são arte, linguagem, materialidade simbólica posta para interpretação. Enquanto linguagem, o filme ganha sentido na história e é dessa forma um discurso. Sendo discurso se inscreve sócio-historicamente e enquanto linguagem seus sentidos reverberarão, mudarão e se multiplicarão. Analisamos os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis que chamaremos, em seu conjunto, como uma obra uma produção artística - que, segundo NECKEL (2010), pode ser entendida como da ordem do Discurso Artístico. Consideramos o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa e Brasileira, principalmente Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) e Neckel (idem), para analisar nosso corpus. Buscamos, ao longo de nossa análise, as regularidades discursivas que se constroem na narrativa fílmica. Analisamos a repetição, ao longo da trilogia fílmica, do foco nos olhos, que compreendemos ser um ocularcentrismo, e também a fala de alguns personagens, no que entendemos ser a materialização do discurso da esperança.
Abstract: Films are art, language and symbolic materiality. As a kind of language, films get their meanings in history, as discourse. As a kind of discourse they relate to the socio-historical context and as a language they reverberate, change and spread. We analyze the film trilogy The Lord of the Rings as a piece of work an artistic production - that can be considered, according to NECKEL (2010), as a sample of the artistic discourse. We consider the theoretical framework of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, mainly of authors such as Pêcheux (1969, 1975), Orlandi (2005) and Neckel (idem), to analyze our corpus. We aim to findthe discursive regularities that operate in the filmic narrative. Along the trilogy, we analyze the repetition of the focus of the camera in the eyes of some characters, resulting in what we see is ocularcentrism, and also of the discourse of hope by some characters.
Keywords: O Senhor dos Anéis
Análise de discurso
Filme
Olho
Olhar
Esperança
Lord of the rings
Discourse analysis
Film
Eye
Gaze
Hope
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: STEIGERT, Cristiane Thielmann. O olho e o olhar como espessuras significantes na trilogia fílmica O senhor dos anéis. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15490
Issue Date: 28-Oct-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlhoOlharEspessuras.pdf4.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.