Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line
Autor(es): Cury Filho, Reny
Primeiro orientador: Lima, Luciano Vieira
Primeiro membro da banca: Abrão, Pedro José
Segundo membro da banca: Moraes Filho, Waldenor Barros
Terceiro membro da banca: Pereira, Adriano Alves
Quarto membro da banca: Ferreira, Gabriel Wellesley de Barros
Resumo: Este trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas educativos utilizando bibliotecas gráficas e linguagens de programação eficientes e, ainda, a proposta de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz. Conclui-se que a utilização de laboratórios a distância é uma forma de quebrar barreiras, de criar condições para que o ensino on-line possa ser um sistema educacional que seja aceito e promova uma aprendizagem efetiva. Além disso, a proposta de criação de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz pode ser uma importante contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This study demonstrate the importance of Distance Education as respects on-line distance learning. It intends to discuss the possibilities of this type of learning: the credibility of distance education platforms, the use of metaphors in the creation of referentially explicit graphic interfaces, the construction of educational programs utilizing graphic libraries and efficient program languages and, further, the proposal for an on-line distance learning platform monitored by the apprentice. It concludes that the utilization of distance laboratories is a way of breaking down barriers, creating conditions that make on-line teaching an educational system that will be acceptable and will promote efficiente learning. Besides this, the proposal to create an on-line distance learning plataform monitored by the apprentice can be an important contribution toward improving the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação a distância
Aprendizagem a distância on-line
Interface gráfica do usuário
Laboratório on-line
Sistema de gestão da aprendizagem
Linguagens de programação
Engenharia de software
Software educativo
Metáfora
Aprendiz
Distance education
On-line distance learning
Graphical user interface
On-line laboratory
Learning management system
Programming languages
Software engineering
Educational software
Metaphors
Apprentice
Ensino a distância
Engenharia de software auxiliada por computador
Linguagens de programação (Computadores)
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: CURY FILHO, Reny. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line. 2008. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Data de defesa: 18-Jun-2008
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reny.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.