Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCury Filho, Reny
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:42Z-
dc.date.available2010-09-29
dc.date.available2016-06-22T18:37:42Z-
dc.date.issued2008-06-18
dc.identifier.citationCURY FILHO, Reny. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line. 2008. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254-
dc.description.abstractThis study demonstrate the importance of Distance Education as respects on-line distance learning. It intends to discuss the possibilities of this type of learning: the credibility of distance education platforms, the use of metaphors in the creation of referentially explicit graphic interfaces, the construction of educational programs utilizing graphic libraries and efficient program languages and, further, the proposal for an on-line distance learning platform monitored by the apprentice. It concludes that the utilization of distance laboratories is a way of breaking down barriers, creating conditions that make on-line teaching an educational system that will be acceptable and will promote efficiente learning. Besides this, the proposal to create an on-line distance learning plataform monitored by the apprentice can be an important contribution toward improving the teaching-learning process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAprendizagem a distância on-linepor
dc.subjectInterface gráfica do usuáriopor
dc.subjectLaboratório on-linepor
dc.subjectSistema de gestão da aprendizagempor
dc.subjectLinguagens de programaçãopor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectSoftware educativopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectAprendizpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectOn-line distance learningeng
dc.subjectGraphical user interfaceeng
dc.subjectOn-line laboratoryeng
dc.subjectLearning management systemeng
dc.subjectProgramming languageseng
dc.subjectSoftware engineeringeng
dc.subjectEducational softwareeng
dc.subjectMetaphorseng
dc.subjectApprenticeeng
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectEngenharia de software auxiliada por computadorpor
dc.subjectLinguagens de programação (Computadores)por
dc.titleInterfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-linepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5por
dc.contributor.referee1Abrão, Pedro José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703545P2por
dc.contributor.referee2Moraes Filho, Waldenor Barros
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6por
dc.contributor.referee3Pereira, Adriano Alves
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708323H0por
dc.contributor.referee4Ferreira, Gabriel Wellesley de Barros
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766371Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753773U9por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas educativos utilizando bibliotecas gráficas e linguagens de programação eficientes e, ainda, a proposta de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz. Conclui-se que a utilização de laboratórios a distância é uma forma de quebrar barreiras, de criar condições para que o ensino on-line possa ser um sistema educacional que seja aceito e promova uma aprendizagem efetiva. Além disso, a proposta de criação de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz pode ser uma importante contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81755187-
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reny.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.