Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cury Filho, Reny | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:42Z | - |
dc.date.available | 2010-09-29 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:42Z | - |
dc.date.issued | 2008-06-18 | |
dc.identifier.citation | CURY FILHO, Reny. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line. 2008. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254 | - |
dc.description.abstract | This study demonstrate the importance of Distance Education as respects on-line distance learning. It intends to discuss the possibilities of this type of learning: the credibility of distance education platforms, the use of metaphors in the creation of referentially explicit graphic interfaces, the construction of educational programs utilizing graphic libraries and efficient program languages and, further, the proposal for an on-line distance learning platform monitored by the apprentice. It concludes that the utilization of distance laboratories is a way of breaking down barriers, creating conditions that make on-line teaching an educational system that will be acceptable and will promote efficiente learning. Besides this, the proposal to create an on-line distance learning plataform monitored by the apprentice can be an important contribution toward improving the teaching-learning process. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Aprendizagem a distância on-line | por |
dc.subject | Interface gráfica do usuário | por |
dc.subject | Laboratório on-line | por |
dc.subject | Sistema de gestão da aprendizagem | por |
dc.subject | Linguagens de programação | por |
dc.subject | Engenharia de software | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.subject | Metáfora | por |
dc.subject | Aprendiz | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | On-line distance learning | eng |
dc.subject | Graphical user interface | eng |
dc.subject | On-line laboratory | eng |
dc.subject | Learning management system | eng |
dc.subject | Programming languages | eng |
dc.subject | Software engineering | eng |
dc.subject | Educational software | eng |
dc.subject | Metaphors | eng |
dc.subject | Apprentice | eng |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Engenharia de software auxiliada por computador | por |
dc.subject | Linguagens de programação (Computadores) | por |
dc.title | Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Luciano Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5 | por |
dc.contributor.referee1 | Abrão, Pedro José | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703545P2 | por |
dc.contributor.referee2 | Moraes Filho, Waldenor Barros | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6 | por |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Adriano Alves | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708323H0 | por |
dc.contributor.referee4 | Ferreira, Gabriel Wellesley de Barros | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766371Y6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753773U9 | por |
dc.description.degreename | Doutor em Ciências | por |
dc.description.resumo | Este trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas educativos utilizando bibliotecas gráficas e linguagens de programação eficientes e, ainda, a proposta de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz. Conclui-se que a utilização de laboratórios a distância é uma forma de quebrar barreiras, de criar condições para que o ensino on-line possa ser um sistema educacional que seja aceito e promova uma aprendizagem efetiva. Além disso, a proposta de criação de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz pode ser uma importante contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81755187 | - |
Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reny.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.