Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line
Autor: Cury Filho, Reny
Primer orientador: Lima, Luciano Vieira
Primer miembro de la banca: Abrão, Pedro José
Segundo miembro de la banca: Moraes Filho, Waldenor Barros
Tercer miembro de la banca: Pereira, Adriano Alves
Cuarto miembro de la banca: Ferreira, Gabriel Wellesley de Barros
Resumen: Este trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas educativos utilizando bibliotecas gráficas e linguagens de programação eficientes e, ainda, a proposta de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz. Conclui-se que a utilização de laboratórios a distância é uma forma de quebrar barreiras, de criar condições para que o ensino on-line possa ser um sistema educacional que seja aceito e promova uma aprendizagem efetiva. Além disso, a proposta de criação de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz pode ser uma importante contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This study demonstrate the importance of Distance Education as respects on-line distance learning. It intends to discuss the possibilities of this type of learning: the credibility of distance education platforms, the use of metaphors in the creation of referentially explicit graphic interfaces, the construction of educational programs utilizing graphic libraries and efficient program languages and, further, the proposal for an on-line distance learning platform monitored by the apprentice. It concludes that the utilization of distance laboratories is a way of breaking down barriers, creating conditions that make on-line teaching an educational system that will be acceptable and will promote efficiente learning. Besides this, the proposal to create an on-line distance learning plataform monitored by the apprentice can be an important contribution toward improving the teaching-learning process.
Palabras clave: Educação a distância
Aprendizagem a distância on-line
Interface gráfica do usuário
Laboratório on-line
Sistema de gestão da aprendizagem
Linguagens de programação
Engenharia de software
Software educativo
Metáfora
Aprendiz
Distance education
On-line distance learning
Graphical user interface
On-line laboratory
Learning management system
Programming languages
Software engineering
Educational software
Metaphors
Apprentice
Ensino a distância
Engenharia de software auxiliada por computador
Linguagens de programação (Computadores)
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: CURY FILHO, Reny. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line. 2008. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Fecha de defensa: 18-jun-2008
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Reny.pdf2.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.