Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line
metadata.dc.creator: Cury Filho, Reny
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Luciano Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Abrão, Pedro José
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes Filho, Waldenor Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Adriano Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Ferreira, Gabriel Wellesley de Barros
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas educativos utilizando bibliotecas gráficas e linguagens de programação eficientes e, ainda, a proposta de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz. Conclui-se que a utilização de laboratórios a distância é uma forma de quebrar barreiras, de criar condições para que o ensino on-line possa ser um sistema educacional que seja aceito e promova uma aprendizagem efetiva. Além disso, a proposta de criação de uma plataforma de aprendizagem a distância on-line monitorada pelo aprendiz pode ser uma importante contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This study demonstrate the importance of Distance Education as respects on-line distance learning. It intends to discuss the possibilities of this type of learning: the credibility of distance education platforms, the use of metaphors in the creation of referentially explicit graphic interfaces, the construction of educational programs utilizing graphic libraries and efficient program languages and, further, the proposal for an on-line distance learning platform monitored by the apprentice. It concludes that the utilization of distance laboratories is a way of breaking down barriers, creating conditions that make on-line teaching an educational system that will be acceptable and will promote efficiente learning. Besides this, the proposal to create an on-line distance learning plataform monitored by the apprentice can be an important contribution toward improving the teaching-learning process.
Keywords: Educação a distância
Aprendizagem a distância on-line
Interface gráfica do usuário
Laboratório on-line
Sistema de gestão da aprendizagem
Linguagens de programação
Engenharia de software
Software educativo
Metáfora
Aprendiz
Distance education
On-line distance learning
Graphical user interface
On-line laboratory
Learning management system
Programming languages
Software engineering
Educational software
Metaphors
Apprentice
Ensino a distância
Engenharia de software auxiliada por computador
Linguagens de programação (Computadores)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: CURY FILHO, Reny. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line. 2008. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14254
Issue Date: 18-Jun-2008
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reny.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.