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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodovias
metadata.dc.creator: Molinero Junior, João Andréa
metadata.dc.contributor.advisor1: Nishiyama, Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rezende, Maria Elisa Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Acerbi, Joaquim Mario Caleiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Euclides Antônio Pereira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta resultados da caracterização geotécnica dos solos extraídos de quatro erosões existentes na rodovia BR-050 resultantes das intervenções nela realizadas. A realização deste trabalho teve como objetivo geral identificar e caracterizar e avaliar os fatores intrínsecos do solo que resultaram na evolução das erosões ao longo dessa rodovia, visando identificar o conjunto de procedimentos de análise que mais se aplica à avaliação da erodibilidade dos solos da região, e assim contribuir para os futuros projetos de engenharia que possam causar passivos ambientais gerados por processos erosivos. O desenvolvimento do trabalho deu-se, inicialmente, por meio de análise de dados geotécnicos pré-existentes no acervo do DNIT, do trecho rodoviário compreendido entre Uberlândia e Uberaba. Com o intuito de buscar uma correlação entre os parâmetros geotécnicos e a erodibilidade dos solos nos pontos amostrados, foram realizados os ensaios: massa específica aparente; massa especifica dos grãos; teor de umidade; granulometria (com e sem defloculante) e limites de Atterberg (LL, LP); ensaios da metodologia MCT, além dos ensaios alternativos para determinação da erodibilidade; e capacidade de troca catiônica (CTC); superfície específica e atividade de argilas pelos procedimentos propostos por Pejon (1992). Os resultados obtidos mostram que a classificação quanto à erodibilidade com base na carta de plasticidade, proposta por Silva (2009), se aplicou bem aos solos de comportamento não laterítico enquanto que os ensaios de erodibilidade propostos por Pejon (1992) deram resultados semelhantes aos obtidos pela dispersão entre as curvas granulométricas obtidas com e sem defloculante. Foi elaborada uma proposta para estudos geotécnicos preliminares.
Keywords: Erosão
Mecânica do solo
Mecânica do solo - Aspectos ambientais
Rodovias - Uberlândia
BR-050
Erodibilidade
Metodologia MCT
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Citation: MOLINERO JUNIOR, João Andréa. Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodovias. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14146
Issue Date: 21-Dec-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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