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dc.creatorMolinero Junior, João Andréa-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:13Z-
dc.date.available2011-05-17-
dc.date.available2016-06-22T18:37:13Z-
dc.date.issued2010-12-21-
dc.identifier.citationMOLINERO JUNIOR, João Andréa. Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodovias. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14146-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectErosãopor
dc.subjectMecânica do solopor
dc.subjectMecânica do solo - Aspectos ambientaispor
dc.subjectRodovias - Uberlândiapor
dc.subjectBR-050por
dc.subjectErodibilidadepor
dc.subjectMetodologia MCTpor
dc.titleEstudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodoviaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Maria Elisa Borges-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766080T5por
dc.contributor.advisor1Nishiyama, Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767753P3por
dc.contributor.referee1Acerbi, Joaquim Mário Caleiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781689J4por
dc.contributor.referee2Lima, Euclides Antônio Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753969Z1por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados da caracterização geotécnica dos solos extraídos de quatro erosões existentes na rodovia BR-050 resultantes das intervenções nela realizadas. A realização deste trabalho teve como objetivo geral identificar e caracterizar e avaliar os fatores intrínsecos do solo que resultaram na evolução das erosões ao longo dessa rodovia, visando identificar o conjunto de procedimentos de análise que mais se aplica à avaliação da erodibilidade dos solos da região, e assim contribuir para os futuros projetos de engenharia que possam causar passivos ambientais gerados por processos erosivos. O desenvolvimento do trabalho deu-se, inicialmente, por meio de análise de dados geotécnicos pré-existentes no acervo do DNIT, do trecho rodoviário compreendido entre Uberlândia e Uberaba. Com o intuito de buscar uma correlação entre os parâmetros geotécnicos e a erodibilidade dos solos nos pontos amostrados, foram realizados os ensaios: massa específica aparente; massa especifica dos grãos; teor de umidade; granulometria (com e sem defloculante) e limites de Atterberg (LL, LP); ensaios da metodologia MCT, além dos ensaios alternativos para determinação da erodibilidade; e capacidade de troca catiônica (CTC); superfície específica e atividade de argilas pelos procedimentos propostos por Pejon (1992). Os resultados obtidos mostram que a classificação quanto à erodibilidade com base na carta de plasticidade, proposta por Silva (2009), se aplicou bem aos solos de comportamento não laterítico enquanto que os ensaios de erodibilidade propostos por Pejon (1992) deram resultados semelhantes aos obtidos pela dispersão entre as curvas granulométricas obtidas com e sem defloculante. Foi elaborada uma proposta para estudos geotécnicos preliminares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754359-
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