Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Cooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândia |
Autor(es): | Borges, Marcelo Augusto de Lacerda |
Primeiro orientador: | Lima, Antônio Bosco de |
Primeiro membro da banca: | Menezes Neto, Antonio Júlio de |
Segundo membro da banca: | Lucena, Carlos Alberto |
Resumo: | Este trabalho tem a finalidade de discutir a emergência da Cooperativa Educacional de Uberlândia (CEU) como forma de gestão cooperativa na educação, resultado das transformações contemporâneas no mundo da produção e do trabalho. A crise do Estado de bem-estar social, a rearticulação das forças produtivas e a resposta neoliberal formaram um quadro histórico de reorganização das formas de produção social, permitindo a retomada do cooperativismo como modalidade alternativa de sobrevivência na ordem interna do capital. Nesse sentido, serão discutidos os avanços possíveis do cooperativismo educacional e os seus dilemas organizacionais, políticos e ideológicos que fortalecem a discussão no campo da gestão das escolas como espaço possível de ruptura com a lógica mercantil da educação e com a precarização do trabalho docente, de acordo com a abordagem metodológica vinculada ao materialismo histórico e dialético. Assim, o trabalho procura situar o debate e discutir o cooperativismo nas suas possibilidades emancipatória ou de enquadramento na lógica acumulativa do capital, tomando o cooperativismo educacional como uma de suas manifestações. |
Abstract: | This article aims at discussing the emergence of ―Cooperativa Educacional de Uberlândia ―- CEU (Uberlândia Educational Cooperative) as a way of cooperative management in education as a result of the contemporary transformations in the realm of production and work. The crisis in the Welfare State, the re-articulation of the productive forces and the neoliberal response have put together a historic frame of reorganization of social production forms, allowing cooperativism to be taken up once more as an alternative survival modality in the capital internal order. This way, possible advances for educational cooperativism will be discussed as well as its organizational, political and ideological dilemmas that strengthen the discussion about the management of schools as a likely space for a rupture with the mercantilist logics of education and the precariousness of the docent work, according to the methodological approach bound to the historical and dialectical materialism. Thus, this study attempts to bring about the debate and discuss cooperativism in its emancipatory possibilities or the ones of fitting in the capital cumulative logics, taking educational cooperativism as one of its manifestations.festations. |
Palavras-chave: | Cooperativismo Reestruturação das forças produtivas Emancipação Cooperativism Restructuring of productive forces Emancipation Cooperativa Educacional de Uberlândia Educação e Estado - Uberlândia Cooperativismo - Uberlândia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | BORGES, Marcelo Augusto de Lacerda. Cooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândia. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880 |
Data de defesa: | 28-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CooperativismoEducacionalGestao.pdf | Dissertação | 755.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.