Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Marcelo Augusto de Lacerda-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:22Z-
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.available2016-06-22T18:36:22Z-
dc.date.issued2010-06-28-
dc.identifier.citationBORGES, Marcelo Augusto de Lacerda. Cooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândia. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880-
dc.description.abstractThis article aims at discussing the emergence of ―Cooperativa Educacional de Uberlândia ―- CEU (Uberlândia Educational Cooperative) as a way of cooperative management in education as a result of the contemporary transformations in the realm of production and work. The crisis in the Welfare State, the re-articulation of the productive forces and the neoliberal response have put together a historic frame of reorganization of social production forms, allowing cooperativism to be taken up once more as an alternative survival modality in the capital internal order. This way, possible advances for educational cooperativism will be discussed as well as its organizational, political and ideological dilemmas that strengthen the discussion about the management of schools as a likely space for a rupture with the mercantilist logics of education and the precariousness of the docent work, according to the methodological approach bound to the historical and dialectical materialism. Thus, this study attempts to bring about the debate and discuss cooperativism in its emancipatory possibilities or the ones of fitting in the capital cumulative logics, taking educational cooperativism as one of its manifestations.festations.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectReestruturação das forças produtivaspor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectCooperativismeng
dc.subjectRestructuring of productive forceseng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectCooperativa Educacional de Uberlândiapor
dc.subjectEducação e Estado - Uberlândiapor
dc.subjectCooperativismo - Uberlândiapor
dc.titleCooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Bosco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798667P6por
dc.contributor.referee1Menezes Neto, Antonio Júlio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723322Z0por
dc.contributor.referee2Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214397H0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem a finalidade de discutir a emergência da Cooperativa Educacional de Uberlândia (CEU) como forma de gestão cooperativa na educação, resultado das transformações contemporâneas no mundo da produção e do trabalho. A crise do Estado de bem-estar social, a rearticulação das forças produtivas e a resposta neoliberal formaram um quadro histórico de reorganização das formas de produção social, permitindo a retomada do cooperativismo como modalidade alternativa de sobrevivência na ordem interna do capital. Nesse sentido, serão discutidos os avanços possíveis do cooperativismo educacional e os seus dilemas organizacionais, políticos e ideológicos que fortalecem a discussão no campo da gestão das escolas como espaço possível de ruptura com a lógica mercantil da educação e com a precarização do trabalho docente, de acordo com a abordagem metodológica vinculada ao materialismo histórico e dialético. Assim, o trabalho procura situar o debate e discutir o cooperativismo nas suas possibilidades emancipatória ou de enquadramento na lógica acumulativa do capital, tomando o cooperativismo educacional como uma de suas manifestações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06-
dc.orcid.putcode81753523-
dc.crossref.doibatchid9edc0c10-e210-490e-85c7-735c1a16f484-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CooperativismoEducacionalGestao.pdfDissertação755.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.