Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândia
Autor: Borges, Marcelo Augusto de Lacerda
Primer orientador: Lima, Antônio Bosco de
Primer miembro de la banca: Menezes Neto, Antonio Júlio de
Segundo miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Resumen: Este trabalho tem a finalidade de discutir a emergência da Cooperativa Educacional de Uberlândia (CEU) como forma de gestão cooperativa na educação, resultado das transformações contemporâneas no mundo da produção e do trabalho. A crise do Estado de bem-estar social, a rearticulação das forças produtivas e a resposta neoliberal formaram um quadro histórico de reorganização das formas de produção social, permitindo a retomada do cooperativismo como modalidade alternativa de sobrevivência na ordem interna do capital. Nesse sentido, serão discutidos os avanços possíveis do cooperativismo educacional e os seus dilemas organizacionais, políticos e ideológicos que fortalecem a discussão no campo da gestão das escolas como espaço possível de ruptura com a lógica mercantil da educação e com a precarização do trabalho docente, de acordo com a abordagem metodológica vinculada ao materialismo histórico e dialético. Assim, o trabalho procura situar o debate e discutir o cooperativismo nas suas possibilidades emancipatória ou de enquadramento na lógica acumulativa do capital, tomando o cooperativismo educacional como uma de suas manifestações.
Abstract: This article aims at discussing the emergence of ―Cooperativa Educacional de Uberlândia ―- CEU (Uberlândia Educational Cooperative) as a way of cooperative management in education as a result of the contemporary transformations in the realm of production and work. The crisis in the Welfare State, the re-articulation of the productive forces and the neoliberal response have put together a historic frame of reorganization of social production forms, allowing cooperativism to be taken up once more as an alternative survival modality in the capital internal order. This way, possible advances for educational cooperativism will be discussed as well as its organizational, political and ideological dilemmas that strengthen the discussion about the management of schools as a likely space for a rupture with the mercantilist logics of education and the precariousness of the docent work, according to the methodological approach bound to the historical and dialectical materialism. Thus, this study attempts to bring about the debate and discuss cooperativism in its emancipatory possibilities or the ones of fitting in the capital cumulative logics, taking educational cooperativism as one of its manifestations.festations.
Palabras clave: Cooperativismo
Reestruturação das forças produtivas
Emancipação
Cooperativism
Restructuring of productive forces
Emancipation
Cooperativa Educacional de Uberlândia
Educação e Estado - Uberlândia
Cooperativismo - Uberlândia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BORGES, Marcelo Augusto de Lacerda. Cooperativismo educacional: gestão solidária na Cooperativa Educacional de Uberlândia. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.06
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13880
Fecha de defensa: 28-jun-2010
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CooperativismoEducacionalGestao.pdfDissertação755.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.