Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distância
metadata.dc.creator: Arruda, Durcelina Ereni Pimenta
metadata.dc.contributor.advisor1: Puentes, Roberto Valdés
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Maria Teresa Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Orlando Fernandéz
metadata.dc.description.resumo: A dissertação apresentada foi desenvolvida com a participação de cinco professores (as) que atuam na Faculdade de Educação no curso de Pedagogia presencial e no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Uberlândia, localizada em Minas Gerais. Os objetivos da pesquisa são: 1) Identificar e analisar as relações que os professores universitários estabelecem entre as práticas pedagógicas na educação a distância e suas relações com as práticas consolidadas destes professores na educação presencial e 2) Compreender as interrelações entre as práticas pedagógicas em diferentes modalidades de educação, de maneira a analisar as possíveis mudanças e permanências das ações docentes na educação presencial e na EaD. A presente pesquisa fundamentou-se na análise proposta pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório e os dados foram construídos por meio de formulário e questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas. No decorrer da construção do texto, procurou-se tecer considerações acerca da Docência no Ensino Superior: distâncias e presenças na constituição do trabalho do professor universitário e sobre a educação a distância no ensino superior brasileiro: aspectos históricos e as condições atuais. Outro aspecto de grande relevância abordado no texto se trata da formação de professores para atuar com tecnologias na educação presencial e a distância e as suas competências didático-pedagógicas no fazer profissional com ambas as modalidades de ensino.
Abstract: The thesis presented here was developed with the participation of five teachers (as) who work in the Faculty of Education Faculty of Education classroom course and distance Education, Federal University of Uberlandia in Minas Gerais. The research objectives are: 1) Identify and analyze the relationships established between university professors teaching practices in distance education and its relationship with the consolidated practices of these teachers face in education, and 2) Understanding the interrelationships between teaching practices in different forms of education, in order to analyze the possible actions of the changes and continuities in teacher education and distance education classroom. This research was based on the analysis proposed by exploratory qualitative research and the data were constructed using a questionnaire and semi-structured questionnaire with open and closed questions. During the construction of the text sought to make considerations about the Teaching in Higher Education: distances and presences in the constitution of the university teacher's work and on distance education in higher education in Brazil: historical aspects and current conditions. Another great aspect of relevance addressed in the text it comes to training teachers to work with technology and distance education and skills in making didactic and pedagogical work with both types of education.
Keywords: Ensino superior
Ensino a distância
Professores universitários Formação
Docência universitária
Formação de professor
Competências didáticopedagógicas
University teaching
Teacher training
teaching and pedagogical skills
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Dimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distância. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863
Issue Date: 9-Sep-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.