Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorArruda, Durcelina Ereni Pimenta-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:19Z-
dc.date.available2012-01-31-
dc.date.available2016-06-22T18:36:19Z-
dc.date.issued2011-09-09-
dc.identifier.citationARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Dimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distância. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.105por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863-
dc.description.abstractThe thesis presented here was developed with the participation of five teachers (as) who work in the Faculty of Education Faculty of Education classroom course and distance Education, Federal University of Uberlandia in Minas Gerais. The research objectives are: 1) Identify and analyze the relationships established between university professors teaching practices in distance education and its relationship with the consolidated practices of these teachers face in education, and 2) Understanding the interrelationships between teaching practices in different forms of education, in order to analyze the possible actions of the changes and continuities in teacher education and distance education classroom. This research was based on the analysis proposed by exploratory qualitative research and the data were constructed using a questionnaire and semi-structured questionnaire with open and closed questions. During the construction of the text sought to make considerations about the Teaching in Higher Education: distances and presences in the constitution of the university teacher's work and on distance education in higher education in Brazil: historical aspects and current conditions. Another great aspect of relevance addressed in the text it comes to training teachers to work with technology and distance education and skills in making didactic and pedagogical work with both types of education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectProfessores universitários Formaçãopor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectCompetências didáticopedagógicaspor
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectteaching and pedagogical skillseng
dc.titleDimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3por
dc.contributor.referee1Freitas, Maria Teresa Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772596U5por
dc.contributor.referee2Aquino, Orlando Fernandéz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188417D4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA dissertação apresentada foi desenvolvida com a participação de cinco professores (as) que atuam na Faculdade de Educação no curso de Pedagogia presencial e no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Uberlândia, localizada em Minas Gerais. Os objetivos da pesquisa são: 1) Identificar e analisar as relações que os professores universitários estabelecem entre as práticas pedagógicas na educação a distância e suas relações com as práticas consolidadas destes professores na educação presencial e 2) Compreender as interrelações entre as práticas pedagógicas em diferentes modalidades de educação, de maneira a analisar as possíveis mudanças e permanências das ações docentes na educação presencial e na EaD. A presente pesquisa fundamentou-se na análise proposta pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório e os dados foram construídos por meio de formulário e questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas. No decorrer da construção do texto, procurou-se tecer considerações acerca da Docência no Ensino Superior: distâncias e presenças na constituição do trabalho do professor universitário e sobre a educação a distância no ensino superior brasileiro: aspectos históricos e as condições atuais. Outro aspecto de grande relevância abordado no texto se trata da formação de professores para atuar com tecnologias na educação presencial e a distância e as suas competências didático-pedagógicas no fazer profissional com ambas as modalidades de ensino.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.105-
dc.orcid.putcode81753577-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
d.pdf2.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.