Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distância
Autor: Arruda, Durcelina Ereni Pimenta
Primer orientador: Puentes, Roberto Valdés
Primer miembro de la banca: Freitas, Maria Teresa Menezes
Segundo miembro de la banca: Aquino, Orlando Fernandéz
Resumen: A dissertação apresentada foi desenvolvida com a participação de cinco professores (as) que atuam na Faculdade de Educação no curso de Pedagogia presencial e no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Uberlândia, localizada em Minas Gerais. Os objetivos da pesquisa são: 1) Identificar e analisar as relações que os professores universitários estabelecem entre as práticas pedagógicas na educação a distância e suas relações com as práticas consolidadas destes professores na educação presencial e 2) Compreender as interrelações entre as práticas pedagógicas em diferentes modalidades de educação, de maneira a analisar as possíveis mudanças e permanências das ações docentes na educação presencial e na EaD. A presente pesquisa fundamentou-se na análise proposta pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório e os dados foram construídos por meio de formulário e questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas. No decorrer da construção do texto, procurou-se tecer considerações acerca da Docência no Ensino Superior: distâncias e presenças na constituição do trabalho do professor universitário e sobre a educação a distância no ensino superior brasileiro: aspectos históricos e as condições atuais. Outro aspecto de grande relevância abordado no texto se trata da formação de professores para atuar com tecnologias na educação presencial e a distância e as suas competências didático-pedagógicas no fazer profissional com ambas as modalidades de ensino.
Abstract: The thesis presented here was developed with the participation of five teachers (as) who work in the Faculty of Education Faculty of Education classroom course and distance Education, Federal University of Uberlandia in Minas Gerais. The research objectives are: 1) Identify and analyze the relationships established between university professors teaching practices in distance education and its relationship with the consolidated practices of these teachers face in education, and 2) Understanding the interrelationships between teaching practices in different forms of education, in order to analyze the possible actions of the changes and continuities in teacher education and distance education classroom. This research was based on the analysis proposed by exploratory qualitative research and the data were constructed using a questionnaire and semi-structured questionnaire with open and closed questions. During the construction of the text sought to make considerations about the Teaching in Higher Education: distances and presences in the constitution of the university teacher's work and on distance education in higher education in Brazil: historical aspects and current conditions. Another great aspect of relevance addressed in the text it comes to training teachers to work with technology and distance education and skills in making didactic and pedagogical work with both types of education.
Palabras clave: Ensino superior
Ensino a distância
Professores universitários Formação
Docência universitária
Formação de professor
Competências didáticopedagógicas
University teaching
Teacher training
teaching and pedagogical skills
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Dimensões da aula e das práticas pedagógicas na educação superior presencial e a distância. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.105
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.105
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13863
Fecha de defensa: 9-sep-2011
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
d.pdf2.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.