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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922)
Autor(es): Carvalho, Carlos Henrique de
Primeiro orientador: Araújo, José Carlos Souza
Primeiro membro da banca: Goncalves Neto, Wenceslau
Segundo membro da banca: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: Trata-se de um estudo sobre o pensamento educacional que circulou, na forma de artigos editoriais, através do jornal O Progresso, em Uberabinha-MG, entre 1905-1922 redigidos, na sua maioria, pelo professor Honorio Guimarães. Por intemédio do exame dessa documentação, tivemos condições de compreender e aquilatar a intenção do projeto educacional pensado pelo referido professor, tendo ele o intuito de instalar na cidade uma escola pública que viesse materializar os ideais republicanos, os quais, segundo ele, iriam instrumentalizar a sociedade na sua caminhada rumo à ordem e ao progresso. Com este objetivo procedemos à análise dos artigos e editoriais do professor Honorio Guimarães, sendo que os mesmos estão disponibilizados, em anexo, ao final desta dissertação. O presente estudo compõe-se basicamente de três capítulos: no capítulo I, buscou-se compreender a ambiência histórico-educacional do Brasil republicano, procurando identificar neste contexto as transformações pelas quais passava a sociedade brasileira, bem como as reformas educacionais que foram levadas adiante pela República, na tentativa de minimizar os índices de analfabetismo maculadores da imagem do país e que, ao mesmo tempo, impediam sua marcha à civilização. No capítulo II, fizemos uma discussão a respeito de como os jornais foram se constituindo em objeto de análise histórica, isto é, como o historiador se comporta perante esses "novos" documentos. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com o objetivo de salientar a importância da imprensa enquanto fonte de pesquisa, dando destaque aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudiosos na linha temática Imprensa e Educação. No capítulo III, realizamos um estudo pormenorizado dos artigos e editoriais publicados pelo professor Honorio Guimarães, onde buscamos identificar três aspectos fundamentais: as suas concepções educacionais no período republicano; a influência do positivismo em seu pensamento, e o papel do ensino religioso perante a República. Concepções estas, que foram presença constante nas edições do jornal O Progresso.
Palavras-chave: Educação - Brasil - História
Professores - História - 1905-1992
Jornalismo e educação
Positivismo - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CARVALHO, Carlos Henrique de. Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922). 1999. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13741
Data de defesa: 19-Nov-1999
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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