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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13741
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922) |
Autor: | Carvalho, Carlos Henrique de |
Primer orientador: | Araújo, José Carlos Souza |
Primer miembro de la banca: | Goncalves Neto, Wenceslau |
Segundo miembro de la banca: | Bastos, Maria Helena Câmara |
Resumen: | Trata-se de um estudo sobre o pensamento educacional que circulou, na forma de artigos editoriais, através do jornal O Progresso, em Uberabinha-MG, entre 1905-1922 redigidos, na sua maioria, pelo professor Honorio Guimarães. Por intemédio do exame dessa documentação, tivemos condições de compreender e aquilatar a intenção do projeto educacional pensado pelo referido professor, tendo ele o intuito de instalar na cidade uma escola pública que viesse materializar os ideais republicanos, os quais, segundo ele, iriam instrumentalizar a sociedade na sua caminhada rumo à ordem e ao progresso. Com este objetivo procedemos à análise dos artigos e editoriais do professor Honorio Guimarães, sendo que os mesmos estão disponibilizados, em anexo, ao final desta dissertação. O presente estudo compõe-se basicamente de três capítulos: no capítulo I, buscou-se compreender a ambiência histórico-educacional do Brasil republicano, procurando identificar neste contexto as transformações pelas quais passava a sociedade brasileira, bem como as reformas educacionais que foram levadas adiante pela República, na tentativa de minimizar os índices de analfabetismo maculadores da imagem do país e que, ao mesmo tempo, impediam sua marcha à civilização. No capítulo II, fizemos uma discussão a respeito de como os jornais foram se constituindo em objeto de análise histórica, isto é, como o historiador se comporta perante esses "novos" documentos. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com o objetivo de salientar a importância da imprensa enquanto fonte de pesquisa, dando destaque aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudiosos na linha temática Imprensa e Educação. No capítulo III, realizamos um estudo pormenorizado dos artigos e editoriais publicados pelo professor Honorio Guimarães, onde buscamos identificar três aspectos fundamentais: as suas concepções educacionais no período republicano; a influência do positivismo em seu pensamento, e o papel do ensino religioso perante a República. Concepções estas, que foram presença constante nas edições do jornal O Progresso. |
Palabras clave: | Educação - Brasil - História Professores - História - 1905-1992 Jornalismo e educação Positivismo - História |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | CARVALHO, Carlos Henrique de. Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922). 1999. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13741 |
Fecha de defensa: | 19-nov-1999 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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