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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922)
metadata.dc.creator: Carvalho, Carlos Henrique de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Goncalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Maria Helena Câmara
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo sobre o pensamento educacional que circulou, na forma de artigos editoriais, através do jornal O Progresso, em Uberabinha-MG, entre 1905-1922 redigidos, na sua maioria, pelo professor Honorio Guimarães. Por intemédio do exame dessa documentação, tivemos condições de compreender e aquilatar a intenção do projeto educacional pensado pelo referido professor, tendo ele o intuito de instalar na cidade uma escola pública que viesse materializar os ideais republicanos, os quais, segundo ele, iriam instrumentalizar a sociedade na sua caminhada rumo à ordem e ao progresso. Com este objetivo procedemos à análise dos artigos e editoriais do professor Honorio Guimarães, sendo que os mesmos estão disponibilizados, em anexo, ao final desta dissertação. O presente estudo compõe-se basicamente de três capítulos: no capítulo I, buscou-se compreender a ambiência histórico-educacional do Brasil republicano, procurando identificar neste contexto as transformações pelas quais passava a sociedade brasileira, bem como as reformas educacionais que foram levadas adiante pela República, na tentativa de minimizar os índices de analfabetismo maculadores da imagem do país e que, ao mesmo tempo, impediam sua marcha à civilização. No capítulo II, fizemos uma discussão a respeito de como os jornais foram se constituindo em objeto de análise histórica, isto é, como o historiador se comporta perante esses "novos" documentos. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com o objetivo de salientar a importância da imprensa enquanto fonte de pesquisa, dando destaque aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudiosos na linha temática Imprensa e Educação. No capítulo III, realizamos um estudo pormenorizado dos artigos e editoriais publicados pelo professor Honorio Guimarães, onde buscamos identificar três aspectos fundamentais: as suas concepções educacionais no período republicano; a influência do positivismo em seu pensamento, e o papel do ensino religioso perante a República. Concepções estas, que foram presença constante nas edições do jornal O Progresso.
Keywords: Educação - Brasil - História
Professores - História - 1905-1992
Jornalismo e educação
Positivismo - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Carlos Henrique de. Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922). 1999. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13741
Issue Date: 19-Nov-1999
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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