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dc.creatorCarvalho, Carlos Henrique de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.available2008-11-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.issued1999-11-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Henrique de. Imprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922). 1999. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13741-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapor
dc.subjectProfessores - História - 1905-1992por
dc.subjectJornalismo e educaçãopor
dc.subjectPositivismo - Históriapor
dc.titleImprensa e educação: o pensamento educacional do professor Honorio Guimarães (Uberabinha-MG, 1905-1922)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee1Goncalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee2Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721817Y2por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoTrata-se de um estudo sobre o pensamento educacional que circulou, na forma de artigos editoriais, através do jornal O Progresso, em Uberabinha-MG, entre 1905-1922 redigidos, na sua maioria, pelo professor Honorio Guimarães. Por intemédio do exame dessa documentação, tivemos condições de compreender e aquilatar a intenção do projeto educacional pensado pelo referido professor, tendo ele o intuito de instalar na cidade uma escola pública que viesse materializar os ideais republicanos, os quais, segundo ele, iriam instrumentalizar a sociedade na sua caminhada rumo à ordem e ao progresso. Com este objetivo procedemos à análise dos artigos e editoriais do professor Honorio Guimarães, sendo que os mesmos estão disponibilizados, em anexo, ao final desta dissertação. O presente estudo compõe-se basicamente de três capítulos: no capítulo I, buscou-se compreender a ambiência histórico-educacional do Brasil republicano, procurando identificar neste contexto as transformações pelas quais passava a sociedade brasileira, bem como as reformas educacionais que foram levadas adiante pela República, na tentativa de minimizar os índices de analfabetismo maculadores da imagem do país e que, ao mesmo tempo, impediam sua marcha à civilização. No capítulo II, fizemos uma discussão a respeito de como os jornais foram se constituindo em objeto de análise histórica, isto é, como o historiador se comporta perante esses "novos" documentos. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com o objetivo de salientar a importância da imprensa enquanto fonte de pesquisa, dando destaque aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudiosos na linha temática Imprensa e Educação. No capítulo III, realizamos um estudo pormenorizado dos artigos e editoriais publicados pelo professor Honorio Guimarães, onde buscamos identificar três aspectos fundamentais: as suas concepções educacionais no período republicano; a influência do positivismo em seu pensamento, e o papel do ensino religioso perante a República. Concepções estas, que foram presença constante nas edições do jornal O Progresso.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753453-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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