Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50226
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0511-9719
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um panorama sobre o ensino de geografia política no brasil em tempos de caos e desinformação e o papel por ela desempenhado na manutenção do sentimento de superioridade ocidental
Autor(es): Almeida, Filipe Andrade
Primeiro orientador: Souza, Rita de Cássia Martins
Primeiro membro da banca: Gomes, Glaúcia Carvalho
Segundo membro da banca: Araújo, Karita de Fátima
Resumo: A partir dos materiais didáticos usados pelas instituições públicas no âmbito do Plano Nacional do Livro Didático, este trabalho busca fazer uma leitura com visão crítica e sob uma perspectiva decolonial sobre a história e contexto da geopolítica após 1945 e sua representação no contexto escolar, explorando como se aborda os sensos comuns tão presentes e enraizados em uma sociedade informacional como a que nós vivemos e como compreender melhor a forma que podemos problematizar especificamente a metodologia do livro didático, considerando ao longo da história educacional contemporânea brasileira que o seu uso foi incentivado institucionalmente. Por fim ensaiar raciocínios acerca os impactos sociopolíticos acerca desta condição e a forma como ainda se perpetua discursos colonialistas e imperialistas, tentando nesta perspectiva desconstruir sensos comuns que servem de discurso para a sociedade desta era digital através das mídias digitas em massa e do acesso instantâneo à informação.
Abstract: A partir de los materiales didácticos usados por las instituciones públicas en el marco del Plan Nacional del Libro Didáctico, este trabajo busca hacer una lectura con visión crítica y desde una perspectiva decolonial sobre la historia y el contexto de la geopolítica después de 1945 y su representación en el contexto escolar, explorando cómo se abordan los sentidos comunes tan presentes y arraigados en una sociedad informacional como la que vivimos y cómo comprender mejor la forma en que podemos problematizar específicamente la metodología del libro didáctico, considerando a lo largo de la historia educativa contemporánea brasileña que su uso fue incentivado institucionalmente. Por último, ensayar razonamientos sobre los impactos sociopolíticos de esta condición y la forma en que aún se perpetúan discursos colonialistas e imperialistas, intentando desde esta perspectiva deconstruir sentidos comunes que sirven de discurso para la sociedad de esta era digital a través de los medios digitales masivos y del acceso instantáneo a la información.
Palavras-chave: Desinformação
Geopolítica
Contemporaneidade
Neoimperialismo
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Filipe Andrade. Um panorama sobre o ensino de geografia política no brasil em tempos de caos e desinformação e o papel por ela desempenhado na manutenção do sentimento de superioridade ocidental. 2026. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50226
Data de defesa: 17-Mar-2026
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PanoramaSobreEnsino.pdf684.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.