Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48431
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: A precarização do trabalho frente às novas formas de sobreviver: análise da (in)suficiência da CLT diante das transformações do capitalismo neoliberal e seus impactos no Direito Previdenciário
Author: Viana, João Humberto Gimenez
First Advisor: Crosara, Daniela de Melo
First member of the Committee: Martins, Jean Carlos Barcelos
Second member of the Committee: Vilela, Naiara Aparecida Lima
Summary: O presente trabalho analisa as transformações nas relações de trabalho no contexto do capitalismo neoliberal e seus desdobramentos jurídicos. Assim, investiga-se em que medida o arcabouço jurídico brasileiro é capaz de tutelar a classe trabalhadora frente aos movimentos de flexibilização e precarização do trabalho. O objetivo central é demonstrar como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) enfrenta dificuldades na proteção dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores frente às novas modalidades de relação de emprego, cujo vínculo é mascarado pelas inovações do processo produtivo. O estudo parte da análise da reestruturação produtiva e da disseminação da ideologia neoliberal para entender o processo de precarização do trabalho na contemporaneidade. Então, a partir da revisão bibliográfica e documental da doutrina sociológica e jurídica, discute-se a crise do conceito clássico de subordinação; a emergência da subordinação algorítmica; a postura do Poder Judiciário e, por fim, os impactos da conjuntura na efetivação dos direitos previdenciários dos trabalhadores. Assim, evidencia-se que as transformações neoliberais fomentam a informalidade sob a falácia da autonomia e promovem uma classe trabalhadora desprotegida tanto pelo direito trabalhista quanto pelo previdenciário.
Keywords: Precarização do trabalho
Direito do Trabalho
Direito Previdenciário
subordinação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VIANA, João Humberto G. A precarização do trabalho frente às novas formas de sobreviver: análise da (in)suficiência da CLT diante das transformações decorrentes do capitalismo neoliberal e seus impactos no direito previdenciário. 2026. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48431
Date of defense: 24-Feb-2026
Appears in Collections:TCC - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrecarizaçãoTrabalho.pdf203.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons