Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48230
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma análise identitária e profissional do supervisor escolar na rede pública municipal na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais
Autor(es): Rodrigues, Layene Lima
Primeiro orientador: Almeida, Vitor Sergio
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Segundo membro da banca: Rocha, Juliana Andrade
Resumo: Esta pesquisa, inserida na linha de gestão escolar, tem como foco o profissional de supervisão escolar, sob o recorte daquele que atua na rede pública municipal. A questão problema que emerge é: Na atualidade, quais aspectos da função de supervisor têm servido ao delineamento da identidade deste profissional? O objetivo central reverbera em analisar, à luz das configurações contemporâneas da educação formal, os aspectos da função de supervisão escolar que têm contribuído para a constituição da identidade profissional do supervisor. O primeiro objetivo específico foca em compreender como a função de supervisão escolar é apresentada nos documentos normativos da Educação Básica e as implicações dessa presença ou ausência para a constituição da identidade profissional do supervisor, bem como discutir como tal profissão é refletida por estudiosos da área. O segundo está em perceber as distinções entre as funções do supervisor e do orientador. A terceira e última objetivação trata de catalogar as diferentes nomenclaturas atribuídas ao supervisor (na atualidade) na rede pública municipal de ensino. A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, permitindo uma análise crítica de obras publicadas por Libâneo (2007), Vasconcellos (2011), Almeida e Placco (2012) e Rosa e Santana (2013) e de documentos como a Constituição Federal (1988), a LDB (1996) e várias DCNs, além de editais de pleitos públicos municipais em Minas Gerais (Araxá, Canápolis, Capinópolis, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia). O presente estudou demonstrou que o supervisor escolar é uma figura central na gestão educacional, embora a identidade profissional seja marcada por ambiguidades e desafios. A falta de padronização nas nomenclaturas e concepções, somada à sobreposição com outras funções, como a do orientador, exige a elaboração de diretrizes delimitadoras em relação ao papel dele e, por consequência, para que ele tenha o devido reconhecimento profissional.
Palavras-chave: Supervisor Escolar
Identidade Profissional
Atribuições Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Layene Lima. Uma análise identitária e profissional do supervisor escolar na rede pública municipal na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48230
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseIdentitáriaProfissional.pdfTCC403.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.